Categories: Notícias

4 passos para uma liderança positiva na era do conhecimento

Embora muitas empresas não tenham se dado conta, vivemos em plena era do conhecimento. E mesmo assim, diversas companhias seguem atuando como se estivessem nos idos da revolução industrial e praticando a estrutura hierárquica e organizacional herdada de instituições como a igreja e o exército, que prezam pela disciplina e organização, onde a competência é apenas parte do processo. Mas isso já não cabe mais e é preciso se adaptar aos novos tempos e buscar solucionar os problemas de maneiras diferentes. Nesse sentido, o papel do líder é fundamental, como explica o professor, consultor e autor do livro Liderança Positiva Gilberto Guimarães, que abriu o terceiro dia do IT Forum+, na Praia do Forte (BA).

“Estamos no limiar de um novo tempo, onde redes sociais mudam as relações entre as pessoas e as estruturas de custo ficam de pernas para o ar. E se não nos atualizarmos seremos considerados obsoletos. Os novos tempos pedem nova estrutura de liderança, novos perfis. As empresas copiam estrutura organizacional que deram certo com disciplina e organização, como no exército e na igreja, mas isso não faz sentido no novo tempo. O chefe morreu. Vivemos na era do conhecimento. Não dá para ter estrutura rígida, de ordens”, aconselha.
Ao longo de sua apresentação, Guimarães fez analogias e lançou alertas aos quais muitas corporações não se atentam por se sentirem donas de seus produtos ou funcionários. Esquecem essas empresas que, na era do conhecimento, o produto está na cabeça do funcionário demitido que pode leva-lo e aplica-lo em qualquer outro local. Como lembrou o especialista, no filme “Tempos Modernos”, quando Charles Chaplin é demitido ele chora porque não tem como trabalhar, já que a ferramenta está dentro da fábrica, ao passo que um profissional criativo, ao deixar uma companhia, leva a ferramenta (seu cérebro e conhecimento) e seu produto (o conhecimento aplicado).
Diante do cenário proposto, Guimarães associa a figura do líder a um maestro e a empresa à uma orquestra. Ele mata métricas antigas, prevendo uma relação de organização de iguais, parceiros, associados. Também ensina que a avaliação não pode ter significado de julgamento, mas de prever em conjunto os resultados.
“O líder faz escolhas e para que tudo dê certo ele precisa se conhecer bem. Já a liderança positiva é uma forma de liderar que leva a movimentos e desempenhos acima do esperado. O otimista acha que o amanhã será melhor que hoje, os grandes líderes são otimistas”, frisa, propondo, então, quatro passos para esse processo de liderar positivamente.
1 – Cultive um clima positivo: induza emoções positivas no ambiente de trabalho. As pessoas são mais inteligentes e criativas nesse ambiente. Os profissionais sempre querem fazer o certo mas não conseguem. Além disso, agradeça o esforço e premie o resultado.

2 – Desenvolver relacionamentos positivos: crie rede de energizadores positivos. Tem que ser um centro de influência. Evite as pessoas de energia negativa. Todas as emoções humanas são contagiosas, não só o bocejo.

3 – Ter uma comunicação positiva e feedback positivo: use uma linguagem descritiva e evite avaliativa. Um líder nunca deve fazer juízo de valor, somente de fato. Comunicação apoiadora, comunica erros e faça correções sem ser crítico e negativo. Nunca faça juízo de valor e esse é um esforço que se aprende. Tem de ter controle emocional, mas basicamente conversa com ela em cima de uma estrutura descritiva. Perguntar o que aconteceu na situação, mas não apontar o dedo sobre a situação.

4 – Criar significados positivos: quando as pessoas sentem que têm propósito profundo e estão engajadas com o trabalho, influencia os resultados e a produtividade. As pessoas precisam ter vocação, se é um médico e não tem paciente, busca outros departamentos para checar se precisa de ajuda em outra área. Você não é faxineira de um hospital, mas aquela que impede infecção hospitalar, o trabalho muda, passa a ter impacto, passa a ser baseado em valores. O líder positivo coloca em cada um dos liderados conceito e significado no que faz.

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

11 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

13 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

13 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

15 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

16 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

17 horas ago