33 milhões de brasileiros usam smartphones para compras
Mais da metade de todos os consumidores no País utilizaram smartphones pelo menos uma vez em suas últimas compras, diz Visa
O uso de smartphones para realizar compras aumentou no último ano, segundo estudo da Visa. No Brasil, 52% de todos os consumidores – uma estimativa de 33 milhões de pessoas – utilizaram smartphones pelo menos uma vez em suas últimas compras feitas em 2021. Em 2020, essa modalidade foi usada por 47% dos brasileiros. Segundo o recorte, esse número reflete os brasileiros que pesquisaram produtos online, compraram um produto em uma loja digital, seguiram uma encomenda de e-commerce via aplicativo e pagaram através de carteira digital.
O estudo também revelou que os consumidores brasileiros usam seus smartphones mais do que qualquer outro país, ficando abaixo apenas dos Emirados Árabes Unidos. A mesma análise demonstrou que 24% desses consumidores usaram seus aparelhos para comparar preços em tempo real e 23% usaram para procurar cupons e descontos válidos. No total, estima-se que 20 milhões de consumidores no Brasil usaram seus smartphones na última vez que fizeram compras presenciais.
“Os consumidores brasileiros demonstram ser alguns dos compradores mais ‘mobile-cêntricos’ do mundo. Proporcionar experiências de compra integradas, virtuais e presenciais é mais do que um diferencial competitivo no nosso país; é fundamental para a realização de negócios. Assim, os comerciantes brasileiros estão inovando para proporcionar uma experiência fluida e segura para o consumidor. É ideal buscar que essas características sejam integradas nas experiências de compra de uma forma que facilite as características de localizar, acessar e usar”, afirma Gustavo Carvalho, head da Cybersource no Brasil.
Leia também: Fintech B2B Edanbank anuncia aporte de R$ 10 mi
Em relação a entrega dos produtos, a pesquisa aponta que 75% dos consumidores brasileiros preferem ter suas compras online enviadas diretamente para suas casas. Superando países como Estados Unidos, Austrália e México. Enquanto 17% preferem se deslocar até a loja para buscar o item comprado virtualmente.
Já os comerciantes brasileiros, dentre os países estudados, oferecem algumas das experiências de compras mais fluidas do mundo, e a qualidade dessas experiências vem melhorando ao longo do tempo, de acordo com o estudo. No índice, o Brasil obteve uma pontuação média de 100,1 em 2021, representando um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Segundo a Visa, isto não só indica que os comerciantes brasileiros vêm adotando mais recursos para compras digitais e entre canais, mas também que essas ofertas ultrapassam aquelas vistas em quase todos os outros países.
Ainda de acordo com o estudo, a utilização de smartphones pelos consumidores brasileiros enquanto fazem as suas compras aumentou 11% entre 2020 e 2021. Já pelo ponto de vista varejista, o levantamento analisou que cerca de 20% dos comerciantes brasileiros fornecem aos compradores uma visão em tempo real da disponibilidade dos produtos na loja.