3 principais obstáculos para a implementação de tecnologia em empresas financeiras
Três principais obstáculos impedem as empresas de serviços financeiros de implementar estratégias eficazes de transformação digital
O relatório Digital Transformation Next-Gen Tech Survey da Broadridge, que pesquisou 750 empresas de serviços financeiros em todas as regiões, incluindo as Américas, APAC e EMEA, descobriu que esses são os principais obstáculos que impedem as empresas de capitalizar o impulso de crescimento que a pandemia trouxe para muitos deles, e a combinação de todos esses obstáculos representa um desafio ainda maior.
Os dados finais do ano passado ainda não foram contabilizados e analisados, mas o mercado global de serviços financeiros deve crescer de US$ 20,4 trilhões em 2020 para US$ 22,5 trilhões em 2021, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa The Business Research Company.
O ritmo da mudança é o maior desafio
Mais de 30% das empresas pesquisadas disseram que o ritmo das mudanças tecnológicas foi seu maior desafio no caminho para a transformação digital.
As empresas precisam ter uma estratégia clara e adaptável para acompanhar os avanços tecnológicos, especialmente porque o ritmo das mudanças deve aumentar, impulsionado pelos avanços na IA e pela onda quase iminente da computação quântica, de acordo com Mark Schlesinger, Técnico Sênior da Broadridge.
O relatório alerta que a única maneira de as empresas de serviços financeiros acompanharem o cenário em constante mudança é garantir que elas tenham o talento certo com o conjunto certo de habilidades.
“Existem realmente dois subcomponentes neste problema – um é a falta de habilidades no mercado e o outro é manter um esforço concentrado para requalificar os associados de TI existentes”, disse Schlesinger, acrescentando que as empresas podem atrair os talentos certos e mantê-los motivados revisando escalas salariais, benefícios e promoções oferecidos.
Schlesinger alertou, no entanto, que reavaliar as escalas salariais pode ser contraproducente, pois a escassez de habilidades tecnológicas e escalas salariais mais altas é um grande impulsionador da inflação em países desenvolvidos como os EUA.
“A questão a ser realmente feita aqui é: ‘Os melhores tecnólogos querem trabalhar na sua empresa?’ Esses tecnólogos devem procurá-lo para dizer: ‘Ei, este é um ótimo lugar para trabalhar por causa da inovação, benefícios para a indústria etc.’. E você precisa de uma boa equipe de aquisição de talentos para ajudá-lo a se alinhar para ajudar a executar isso”, disse Schlesinger.
Requalificar funcionários é uma resposta
Para requalificar os funcionários existentes, as empresas devem primeiro identificar as lacunas de habilidades e os principais associados que desejam e são capazes de aprimorar seu inventário de habilidades de uma maneira que seja benéfica tanto para a empresa quanto para o funcionário, disse ele.
O relatório também aponta que as empresas podem reter talentos em tecnologia se tiverem uma escada ou estrutura organizacional adequada no domínio de TI, assim como outras funções de gerenciamento. Isso permitirá que os especialistas em TI se sintam desejados pela empresa, disse Schlesinger, acrescentando que descrições de cargos fortes e detalhadas também ajudam.
Relatórios separados da Deloitte e da McKinsey mostram que, embora a maioria das instituições financeiras possa atrair os talentos certos, elas frequentemente não conseguem retê-los.
Quase 21% dos entrevistados na pesquisa da Broadridge disseram que a modernização da infraestrutura de TI estava provando ser outro grande obstáculo para a transformação digital.
De acordo com Schlesinger, as empresas de serviços financeiros têm dificuldade em acompanhar o progresso e as mudanças necessárias devido à demanda de negócios ou operações. “Existe o hardware principal: redes junto com plataformas como bancos de dados e middleware e, além disso, existem aplicativos – todos precisam estar em sincronia”, disse Schlesinger.
De acordo com o relatório, outro grande desafio para as empresas de serviços financeiros é a falta de roteiro para a inovação, com quase 23% dos entrevistados dizendo que esse é um dos seus maiores desafios.
“As empresas com recursos insuficientes para um centro interno de excelência ou função de inovação interna podem se beneficiar aproveitando o ecossistema mais amplo de provedores de fintech. Essa abordagem oferece uma fonte confiável de soluções e plataformas inovadoras construídas em tecnologias de última geração”, disse Schelsinger, acrescentando que mesmo empresas com funções de inovação interna maduras frequentemente se beneficiam do pensamento externo e de novos produtos e plataformas inovadoras que as fintechs podem fornecer.