16 características de um Chief Innovation Officer de primeira linha
Programas de inovação são importantes demais para serem deixados ao acaso. Certifique-se de que quem ocupa o cargo possui essas qualidades
À medida que as organizações buscam acelerar o crescimento, descobrir novas oportunidades e promover uma cultura de inovação, elas frequentemente formalizam seus programas de inovação ou expandem o alcance de seus programas existentes. À medida que fazem isso, a função do Chief Innovation Officer (CINO) ou diretor de inovação está se tornando cada vez mais importante e precisa ser cuidadosamente projetada para atingir esses objetivos.
Embora eu tenha argumentado no passado que você não precisaria de um diretor para cada novo tópico em alta, o CINO é uma posição-chave com uma distinção clara em função e responsabilidade do chefe de informação oficial (CIO), diretor de tecnologia (CTO) e diretor digital (CDO) e é essencial para muitas das organizações de hoje. Muito parecido com o CDO, a função CINO requer um jogador de equipe que seja um líder altamente colaborativo e influente, bem versado no trabalho em negócios e TI.
Esteja você desempenhando a função interna ou externamente, aqui estão 16 características e qualidades de um diretor de inovação de primeira linha que você desejará procurar ao avaliar candidatos e moldar a função.
Colaborativo
Uma das características mais importantes de qualquer CINO é que ele é altamente colaborativo e trabalha em equipe. À medida que as inovações passam de uma ideia promissora para um valor comercial, há uma infinidade de pontos de decisão e transferências; o CINO precisa entender e gerenciar as expectativas das partes interessadas e minimizar as muitas armadilhas relacionadas à estratégia, processo e cultura ao longo do caminho.
Valoriza a diversidade
Estudos têm mostrado que organizações com diversidade inerente e adquirida em suas equipes têm 45% mais chances de aumentar sua participação no mercado e 70% mais chances de conquistar um novo mercado. O CINO deve ser um campeão da diversidade e trazer para a mesa sua diversidade inerente ou adquirida. Talvez contra a intuição, e com algumas exceções, o CINO não precisa ser alguém com muitos anos de experiência em seu setor. Com a transformação digital exigindo que cada empresa seja uma empresa de tecnologia, as habilidades adquiridas em outros setores e adjacências podem ser ainda mais atraentes do que somente mais do mesmo.
Humilde
O CINO deve ser um especialista na área de gestão da inovação, mas sempre reconhecer que não precisa ser a pessoa mais inteligente na sala ou ter todas as ideias. Eles devem trazer sua própria visão e ideias, mas ser altamente qualificados para aproveitar a força de trabalho, bem como suas próprias extensas redes internas e externas de aconselhamento e soluções. O programa de inovação não é sobre eles, mas sobre como aproveitar a criatividade e o talento da força de trabalho e promover uma cultura de inovação em toda a organização.
Orientado para um propósito
À medida que as organizações passam de valor para o acionista para o valor para as partes interessadas e se concentram em modelos de negócios equilibrados que oferecem suporte a todos os constituintes, incluindo funcionários e objetivos de responsabilidade social corporativa, o CINO deve incluir isso nas metas de inovação em nível de programa. Isso pode significar revisitar os critérios tradicionais de avaliação e triagem de ideias e trabalhar com o conselho de inovação ou comitê gestor para garantir que o equilíbrio certo de iniciativas e investimentos seja alcançado em todo o portfólio de inovação ano após ano.
Estratégico
Uma vez que é necessário haver uma linha de visão clara entre os objetivos corporativos e os objetivos de inovação, o CINO precisa ser um pensador estratégico que possa trabalhar em estreita colaboração com o diretor de estratégia. A inovação deve informar a estratégia e vice-versa. Por exemplo, os temas estratégicos dentro da estratégia corporativa devem ajudar a informar quais inovações buscar, e os resultados dos experimentos de inovação devem ajudar a informar a estratégia. A experiência anterior na coordenação de estratégias corporativas ou de portfólio ajudará o CINO a trabalhar bem com o diretor de estratégia e a compreender os processos de planejamento estratégico.
Visionário
Se o CINO tem experiência como empreendedor, muitas vezes consegue trazer para a mesa a visão e o domínio da arte do possível. Esse pensamento irrestrito e não convencional pode ajudar a inspirar outras pessoas, além de permitir que o CINO traga suas próprias ideias e “grandes apostas” para a organização. Se os objetivos de inovação da organização estão relacionados à aceleração do crescimento e à busca de inovadores, essa característica pode ser um enorme valor agregado.
Curioso
O CINO deve ter uma curiosidade natural sobre as tendências e tecnologias emergentes e como elas podem ser aplicadas dentro do negócio. Eles devem ser um aluno ávido e ter a capacidade de desafiar o status quo e explorar oportunidades de inovação em modelos de negócios, processos, produtos e serviços. Além das tecnologias individuais, eles devem ter a capacidade de ver como as combinações de tecnologias podem revelar ainda mais casos de uso e oportunidades de negócios. Como exemplo, considere as compras sem caixa da Amazon, que envolvem uma fusão de tecnologias emergentes.
Disposição para assumir riscos
O CINO deve assumir riscos, mas tem um sexto sentido sobre onde e quando é apropriado correr riscos. Por exemplo, no estágio de ideia quase não há risco, então os participantes podem ser ousados. À medida que essas ideias percorrem o pipeline de inovação e os valores de financiamento aumentam em vários pontos ao longo do caminho, a avaliação de risco deve ser dimensionada de acordo.
Advoga
Como muitas organizações buscam promover uma cultura de inovação em toda a força de trabalho, uma das primeiras características de qualquer CINO é atuar como um campeão da inovação. Isso significa criar um ambiente onde os funcionários tenham os meios, motivos e oportunidades para inovar e vê-lo como uma parte essencial de seu trabalho diário. Eles também devem usar suas habilidades de colaboração, marketing e influência para recrutar outros campeões.
Marketing
Os CINOs precisam ser profissionais de marketing eficazes para comunicar as metas e os objetivos do programa de inovação, bem como as campanhas de inovação específicas, e para compartilhar estudos de caso e histórias de sucesso. Isso requer uma cadência de comunicações cuidadosamente planejada em uma variedade de formatos para ajudar a compartilhar a história com o público interno e externo. Bem feito, isso geralmente fornece uma estrela do norte para o programa de inovação e inspira a força de trabalho.
Influência
Como influenciadores, os CINOs precisam ser capazes de se tornar contadores de histórias para ajudar a lançar a arte do possível para o público interno da empresa, bem como líderes de pensamento para inspirar clientes e parceiros. A influência da mídia social é um elemento, mas o ideal é que elas tenham um conjunto de habilidades bem elaborado como autor, influenciador e palestrante para influenciar em uma variedade de mídias e canais.
Capacidade de ensinar
O componente educacional da gestão de um programa de inovação é frequentemente subestimado e, junto com marketing, comunicação e treinamento, pode muitas vezes representar 20% da atividade do CINO como líder. Como os programas de inovação geralmente contam com uma pequena equipe central e um exército de voluntários muito maior, é necessário um esforço considerável e contínuo para treinar novos recrutas. O componente de educação é vital para compartilhar as metas e objetivos do programa, compartilhar estudos de caso, técnicas e práticas recomendadas, acabar com mitos e treinar voluntários.
Pensamento analítico
Fortes habilidades analíticas podem ajudar o CINO a tomar decisões importantes, como quando continuar com uma iniciativa ou quando encerrá-la. Essa abordagem baseada em dados é semelhante a growth hacking e pivots, por meio dos quais as startups continuamente afinam e ajustam até que atinjam aquele ponto indescritível onde experimentam um crescimento exponencial. O traço analítico ajudará o CINO a se manter no alvo ao longo do ano e chegar aos resultados de negócios desejados para o programa.
Praticidade
Uma vez que inovação significa levar ideias promissoras do conceito ao valor e não apenas ao processo de invenção, o CINO precisa ser um pragmático com um viés para a ação e um foco em fazer as coisas. Isso significa focar em inovações táticas e incrementais que podem levar a ganhos rápidos para a organização, bem como em inovações mais atraentes, estratégicas ou disruptivas. O CINO precisa ser um solucionador de problemas do dia a dia, além do visionário que descrevemos anteriormente. Sem essa praticidade, e foco em ganhos rápidos, que muitas vezes podem ser 80% da missão, o CINO pode não durar muito na função.
Politicamente experiente
Para perseverar no cargo, o CINO precisa ser politicamente experiente e compreender as formas comuns de ataque tanto no nível do programa quanto no nível da ideia. A boa notícia é que muitas das melhores práticas relacionadas à transparência e colaboração do programa ajudarão a inocular o programa de inovação de possíveis usurpadores, ataques de guerrilha, bloqueios, cercos e outras formas de ataque. Forte suporte de nível executivo, seja do CEO, presidente, CIO ou outro líder, é outra maneira do CINO garantir a longevidade e o sucesso de seu programa.
Orientado para resultados
No final do dia, o papel do CINO é assumir o controle e entregar resultados para o negócio. Ser colaborativo, visionário, campeão ou mesmo prático não é nada se não entregar resultados.
O CINO, portanto, precisa agir com propósito e reunir todos os seus traços em harmonia para converter ideias em valor e, então, entregar esse valor à organização. Eles precisam ver o quadro geral, não apenas uma ideia passando pelo pipeline, mas todo o portfólio, e agir como um gestor de fundos para maximizar os resultados para investidores corporativos – neste caso, os investidores são toda a organização e seus clientes, parceiros, e partes interessadas.
Juntando tudo
Um CINO de classe mundial perceberá que pode não possuir todas essas características e irá procurá-las em companheiros de equipe. Eles estabelecerão um alto padrão para si próprios e para sua equipe e se concentrarão nos mais altos padrões. Por exemplo, eles podem contratar contadores de histórias com experiência em marketing ou RP para ajudar a fazer propostas profissionais para o público interno de negócios, ou podem recrutar campeões voluntários de inovação para trabalhar como influenciadores internos, ajudando a compartilhar a história de inovação em toda a organização para inspirar outras pessoas.
Existem muitos outros traços, além de qualidades de liderança, que o CINO deve possuir, como a obsessão pelo cliente, mas esses 16 devem ser um ótimo lugar para começar.