Notícias

Votorantim prepara migração do ERP para o SAP S/4Hana

A Votorantim pavimenta seu ambiente tecnológico para atualizar seu sistema de gestão (ERP). A companhia deu início a um projeto de migração do SAP ECC 6.0 para o S/4Hana.

Com 44 mil funcionários e atuando em mais de 20 países, a companhia é um dos maiores clientes da provedora alemã no Brasil, com 13 mil usuários do sistema, que roda de forma integrada nas empresas que compõem o grupo há uma década.

Eduardo Rey, gerente geral de infraestrutura do Centro de Competência em TI da Votorantim, conta que o acordo para atualização tecnológica foi fechado na segunda metade de 2015. A partir daí, a companhia começou a detalhar as fases do projeto, que deve se estender até o primeiro trimestre de 2017.

A primeira etapa para a implementação do S/4Hana contempla a troca de equipamentos. Com isso, os servidores IBM Power7 usados atualmente serão substituídos por máquinas Power8, que ampliarão a capacidade de memória de 2,3 TB para 32 TB.

“Para gerenciar enormes quantidades de dados, é essencial ter uma infraestrutura de TI que permita rodar todas as cargas de trabalho analíticas de forma eficiente”, comenta o executivo, lembrando que o novo hardware foi concebido para ambientes de maior volumes de dados e é capaz de suportar o processamento in-memory do novo ambiente. Além disso, até dezembro, a Votorantim adotará um novo data warehouse.

O acesso mais rápido às informações para os usuários do sistema já é visto como uma vantagem pela empresa. A companhia afirma que, com o S/4Hana, será possível definir estratégias comerciais mais eficazes e medir seus impactos no desempenho dos negócios; também será possível simular cenários que são impossíveis de traçar atualmente, utilizando o cruzamento de dados de clientes ou comportamento de mercado.

A expectativa do executivo é que o novo ambiente irá acelerar 70% das transações executadas frequentemente no sistema e trará uma redução de 5% nos gastos com estoque de reposição das várias empresas do grupo. “Isso ocorrerá porque a tecnologia nos traz a possibilidade de fazer análise em tempo real dos processos”, detalha.

A nova plataforma de gestão também prepara a companhia para os próximos anos, uma vez que a provedora alemã de TI move seu ecossistema para criar aplicações para a nova arquitetura. “Com esse projeto nos preparamos para ocupar a vanguarda tecnológica nos próximos anos”, projeta Rey.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

4 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

5 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

5 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

5 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

6 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

6 horas ago