Venda de tablets cai 20% no Brasil no primeiro trimestre

Author Photo
12:07 pm - 25 de junho de 2015

A venda de tablets caiu 20% no Brasil no primeiro trimestre de 2015, segundo dados a IDC. E os motivos do recuo já estão se tornando velhos conhecidos: a alta do dólar, a diminuição do crédito e da confiança do consumidor. Outra razão, de acordo com a consultoria, seria a queda na procura do dispositivo, que já não atrai tanto o interesse do consumidor.

O levantamento revela que entre janeiro e março de 2015 foram vendidos 1,780 milhão de dispositivos no País, aproximadamente 390 mil unidades a menos do que no primeiro trimestre de 2014.

Na avaliação de Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil, embora o número esteja abaixo dos 2 milhões previstos para o período, o resulto é considerado positivo. Segundo ele, a alta do dólar gerou repasse de preços de até 17% em relação ao quarto trimestre de 2014, afetando as vendas para o consumidor final e para o mercado corporativo.

O estudo da IDC Brasil mostra, também, que do total de tablets vendidos, 41 mil foram modelos 2 em 1 (notebooks com tela destacável), categoria que cresceu 115% frente ao quarto trimestre do ano passado. Além disso, 94% foram para consumidor final, 6% para corporativo e 70% custaram menos de R$ 500. 

Até o final do ano, a consultoria prevê que sejam vendidos 8,1 milhões de tablets e notebooks 2 em 1 com tela destacável, 14% a menos na comparação com o volume comercializado durante todo o ano de 2014. A diminuição da projeção, segundo Hagge, também aconteceu em razão do cancelamento de projetos de educação por parte do governo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.