Totvs aposta na transformação digital do setor hoteleiro com soluções mobile e na nuvem

Author Photo
12:58 pm - 13 de setembro de 2017
hotel

A transformação digital já uma realidade em diversos setores da economia, inclusive na hotelaria. Hoje, o turista quer resolver tudo online com poucos cliques. Já os hotéis, buscam cada vez mais a eficiência operacional e ela passa, essencialmente, pelo uso de tecnologia. Para a Totvs, esse movimento de digitalização no segmento precisa passar por investimento, capacitação e processos. Partindo dessas premissas, a companhia aposta na disponibilização dos seus softwares na nuvem e em soluções focadas na experiência do hóspede, da gestão e do staff.

A empresa entende que um dos principais potencializadores da transformação digital é a mobilidade e, por isso, investiu no desenvolvimento de soluções que proporcionam uma usabilidade simples para hóspedes, funcionários e gestores. Entre os lançamentos mobile desenvolvidos exclusivamente para o segmento estão:

Linkfy

O aplicativo foi desenvolvido para atender a falta de automação e controle em serviços de manutenção e governança, servindo como um ponto de contato entre o hóspede e o hotel. Com ele, é possível abrir uma ordem de serviço sem sair do quarto, seja para pedir algum conserto ou solicitar um item que está em falta. Por exemplo, se o chuveiro está quebrado, é só tirar uma foto e enviar, via app, para a recepção.

Para a administração, como a novidade é integrada ao software de front, o pedido chega como uma ordem de serviço e o gestor pode alocar alguém da equipe e acompanhar o tempo gasto na atividade. Já os colaboradores podem inserir novas solicitações na hora de verificar o apartamento – além do chuveiro que não funciona, ver se a fiação está comprometida – e também apontar discrepâncias: se algum item foi consumido e não está registrado ou se foi informado que estadia era single e duas pessoas estão ocupando o apartamento.

Um dos destaques do app é o login facial que permite entrar sem senha, apenas posicionando o rosto em frente a câmera do celular. Outro diferencial são dashboads que permitem uma gestão inteligente e as SLAs e workflows para o atendimento das requisições – se o pedido foi feito pela suíte presidencial, ele precisa ser solucionado em um tempo menor, por exemplo.

Check in e check out mobile

Pensada para simplificar a vida do hóspede, a funcionalidade permite registar a entrada e saída, via dispositivo móvel em qual área: no bar, na piscina, no restaurante ou em qualquer lugar que o ele desejar.

Controle de pensão

Solução para controle de refeições (café da manhã, almoço ou jantar). O funcionário registra a entrada do hóspede no salão no seu tablet e o hotel consegue mensurar quem esteve no local e o que foi consumido. A ferramenta já fazia parte do portfólio da TOTVS CMNet e foi aprimorada, além da usabilidade mais amigável, agora, caso a refeição não esteja no pacote do cliente, o próprio sistema já lança a cobrança na fatura de consumo do quarto.

Comanda eletrônica

A Totvs remodelou a ferramenta, além permitir que o garçom lance o pedido do cliente via smartphone, realiza a cobrança diretamente na mesa. Tudo isso integrado ao sistema do estabelecimento.

Pré check-in

Redesenhado, o recurso mobile que facilita a entrada, também ganhou novas funcionalidades. Hoje, quando a reserva é confirmada, um link é enviado por e-mail. Como as informações são digitadas previamente, ele pode se dirigir à um totem de atendimento no saguão, assinar a sua ficha com uma caneta digital e retirar a sua chave – um processo rápido e sem interação humana.

Outra novidade, é a oferta de software na nuvem, que possibilita ter um fornecedor único de tecnologia, com especialistas para cuidar das soluções vocacionadas e suporte técnico para a infraestrutura web, disponível 24 horas por dia, sete dias da semana. Entre as vantagens da novidade estão: redução de investimento inicial já que tudo fica hospedado no datacenter da TOTVS; permitir que a equipe de TI do hotel fique focada em ferramentas que gerem um diferencial competitivo ao negócio, já que qualquer dificuldade com aplicação é resolvida pela fornecedora brasileira; pagamento mensal e por usuário, eliminando os custos de aquisição com licença de uso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.