O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), serviço coordenado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br), divulgou que, do total de notificações recebidas de janeiro a dezembro de 2007, o número de incidentes relacionados a tentativas de fraude foi de 45.298.
O volume representa um acréscimo de 8% se comparado a 2006. A principal razão desse aumento foram reclamações de quebra de direitos autorais, que cresceram 773% em relação ao ano anterior.
As tentativas de fraudes financeiras apresentaram redução de 26% em 2007. No entanto, houve uma mudança no tipo de artifício utilizado. ?Constatamos o aumento no número de páginas falsas de bancos brasileiros (phishing tradicional), ataque que não era mais comum no Brasil desde 2004?, comenta Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br.
Segundo as estatísticas, as notificações de ataques a servidores web cresceram 276% em relação a 2006. Casos envolvendo documentos HTML, como páginas web e e-mails contendo trechos maliciosos em alguma linguagem de script – JavaScript, VBScript ? também foram comuns ao longo de 2007.
Estes códigos tentam explorar vulnerabilidades no browser e/ou sistema operacional e podem resultar no download e execução de código malicioso no computador da vítima sem a necessidade de nenhuma ação adicional.
A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…
A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…
O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…
A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…
A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…
As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…