Mercado de serviços de TI cresce 4,2% no primeiro semestre do ano

Setor foi impulsionado por investimentos em cloud e segurança e ultrapassou R$ 41 bilhões

Author Photo
1:10 pm - 05 de novembro de 2020
carreira pandemia Foto: Adobe Stock

O primeiro semestre de 2020 mostrou crescimento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2019 no mercado nacional de serviços de TI. A informação vem do estudo IDC Brazil Semiannual Services Tracker 2020H1 realizado pela IDC.

O resultado desse movimento foi um crescimento perto de zero no mercado de Hardware Deploy and Support, enquanto Appplication Management acelerou 5,9% no resultado anualizado. “Nos dois primeiros meses, o que se observou foi um mercado acelerado e impulsionado por negociações iniciadas no final de 2019. O contraponto negativo ocorreu a partir de março, com a pandemia de covid-19”, explica Luiz Monteiro, analista de pesquisa e consultoria em serviços de TI da IDC Brasil.

Segundod ele, se por um lado disciplinas ligadas ao fornecimento de hardware, mercado bastante dolarizado e dependente de insumos importados foram impactados, por outro houve aceleração nos resultados de serviços correlatos a cloud e segurança da informação, ambos figurando como maiores habilitadores do trabalho remoto diante do confinamento.

Leia também: TSE mostra resultados de ação de combate à desinformação nas Eleições 2020

Para o restante de 2020 e nos períodos seguintes, a tendência é de que serviços na nuvem continuem em destaque, como temas ligados a cloud, principalmente no que toca o entendimento e utilização integrada e eficiente de ambientes cada vez mais distribuídos por data centers próprios ou não, clouds públicas ou privadas, devem permanecer na pauta das organizações.

Apesar do movimento, a IDC projeta crescimento modesto para 2020, com recuperação a partir do final de 2021. “Projetos e consultorias voltadas ao desenvolvimento focado no controle e previsibilidade de custos, assim como ferramental que permita o uso mais eficiente dos recursos disponíveis, próprios ou contratados ‘as a service’, devem ser cada vez mais ofertados pelos provedores e buscados pelas corporações”, completa o analista da IDC Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.