Live commerce, uma moda passageira ou veio para ficar?

Grupo Soma e Nespresso são exemplos de empresas que lançaram mão do recurso nos últimos meses

Author Photo
9:50 am - 16 de outubro de 2020
vision of camera phone focus on women dress for sell, streaming and live on online market.

A mudança no comportamento do consumidor foi notória durante a pandemia. Com grande parte da população isolada em suas casas, as compras on-line passaram a ser a modalidade mais usada no período. Nesse contexto, a transmissão ao vivo com o objetivo de vender produtos ganhou espaço. Foi um prato cheio para a realização de Live Commerce, Live Shopping, Shopstreaming ou venda por live.

Uma pesquisa realizada em junho de 2020 pelo Google com mil consumidores on-line mostrou que brasileiro está aberto a um comércio digital mais interativo. Segundo o levantamento, 20% das pessoas disseram já ter usado alguma ferramenta de venda on-line com interação, e 27% disseram que não conhecem o live commerce, mas que têm interesse em experimentar.

Nessa modalidade, a loja entra ao vivo, mostra novidades na coleção, promoções, funcionalidades de produtos e dicas exclusivas. Uma tendência exportada da China, que já fatura bilhões com esse modelo de venda.

No Entre Tech, podcast da semana, conversamos com Alisson Calgaroto, diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Soma, dona de marcas de moda feminina como A.Brand, Farm, Animale e Cris Barros, e Marcos Djinishian, head de Marketing da Nespresso Brasil, sobre o tema.

A Nespresso apostou no modelo com a Boutique em Casa e o Grupo Soma realizou dezenas de eventos virtuais com objetivo de venda para suas marcas. Ambas conquistaram resultados expressivos. Acompanhe a conversa com os executivos no player.

Para acessar a Live Store da Nespresso, é preciso acessar a página da iniciativa no horário de funcionamento, de segunda à sábado das 10h às 18h e aos domingos das 12h às 18h. O acesso pode ser feito via computador, tablet ou smartphone. O projeto, desenvolvido pelo Marketing e TI, foi colocado em prática pela More Than Real, startup brasileira que atua no desenvolvimento de experiências de realidade aumentada e visão computacional.

Crédito Márcio Bruno

Marcos Djinishian, da Nespresso Brasil. Crédito: Márcio Bruno

Na página da iniciativa, os especialista em café da marca realizam uma consultoria com os consumidores, apresentam receitas, harmonizações com café e informações sobre os lançamentos e ofertas disponíveis, ao vivo, ou nas respostas via chat disponível na página. A plataforma traz ainda todo o conteúdo de MasterClasses, cursos e workshops da Nespresso, explicou Djinishian.

Djinishian revelou ainda que o Brasil é pioneiro na iniciativa, que poderá ganhar escala e ser realizada em outros mercados. “A Nespresso tem como fundamento a inovação. São 40 anos de atuação globalmente e desde 2012 no Brasil, sempre inovando em serviços, máquinas ou produto, tendo o cliente no centro”, comentou ele.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.