Categories: Notícias

Telebrasil: abertura de painel foca redução de tributos

Reforma tributária para um projeto nacional de banda larga. Essa frase esteve presente nos discursos de abertura do 53º Painel Telebrasil, que acontece, nesta quinta-feria (27/08), no Guarujá, litoral paulista. Dados apontam que a incidência de tributos sobre os serviços de telecomunicações chegam a quase 43%, o maior nível em todo o mundo. Dirigentes das operadoras defendem não apenas desoneração do serviço, como de toda a cadeia envolvida.

“Para um plano de banda larga, para que isso avance, é preciso fazer algo e não é só (baixar) ICMS. Tem que envolver toda a cadeia”, defende Antonio Carlos Valente, presidente da Telebrasil e da Telefônica. O executivo explicou que a reforma tributária que hoje está parada no Congresso Nacional não busca equilibrar a carga, mas apenas simplificar o processo tributário brasileiro.

“O projeto atual pode até aumentar os tributos. Mas projetos são passíveis de aprimoramento. Tem o aspecto positivo da simplificação, mas não é suficiente”, argumenta Valente.

Durante discurso na abertura do encontro, João Cox, diretor da Telebrasil e presidente da Claro, falou, em nome da entidade, que, além da redução dos tributos, é preciso uso adequado do FUST e uma adequação dos valores do FISTEL.

Cox também avisou que será proposto a formação de um Fórum de Estado Digital, onde representantes do governo, sociedade civil e iniciativa privada, buscariam uma agenda comum.

Setores do próprio governo acreditam na necessidade de uma interação maior sobre o assunto. Na noite de quarta-feira (26/08), em solenidade de abertura do Painel Telebrasil, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, afirmou que era preciso mais diálogo.

Para Valente, o debate por meio deste Fórum seria capaz de produzir soluções para a situação que o País enfrenta autalmente. “Buscaria convergência de ideias”, pondera. 

Setor unido

Além do Fórum, que não deve demorar para ser formado, pelo menos no que depender da vontade dos executivos membros da Telebrasil, a Carta Guarujá, documento que será gerado ao final do encontro, proporá, para o futuro, a criação da Confederação de Informação e Comunicação Multimídia.

Algo que será muito mais complicado, como o próprio presidente da entidade reconhece, já que unirá, na mesma mesa, operadoras de telefonia móvel, fixa, companhias de TV por assinaturas e outros “setores limítrofes.” Essa ideia, entretanto, precisará ser bastante debatida, por conta da existência da Confederação Nacional de Serviços, que já congrega boa parte dos setores que seriam inseridos nesta nova proposta.

*Repórter viajou ao Guarujá a convite da Telebrasil

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago