Supercomputador opera 51 projetos científicos e tecnológicos no LNCC

Author Photo
11:07 am - 07 de dezembro de 2016

O supercomputador Santos Dumont, acessível à comunidade científica desde julho, está operando 51 projetos científicos e tecnológicos de instituições de pesquisa de todas as regiões do Brasil. As pesquisas se distribuem por áreas do conhecimento como astronomia, ciência da computação, ciências agrárias, biológicas, da saúde, dos materiais e sociais, engenharias, física, geociências, matemática, meteorologia e química. Confira a lista com detalhes de cada projeto em andamento.

Em pleno funcionamento no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em Petrópolis (RJ) – a plataforma é petaflópica, ou seja, tem capacidade para realizar mais de 1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo.

O Santos Dumont é considerado o supercomputador mais rápido da América Latina e ocupa três das seis posições brasileiras no ranking semestral do site Top500, lista das máquinas mais velozes do mundo.

Para utilizar a tecnologia, qualquer pesquisador vinculado a uma instituição brasileira pode requisitar, desde que tenha um problema relevante que demande processamento de alto desempenho. Os projetos devem demonstrar a excelência científica e a relevância da demanda, ao explicitar os aspectos de inovação e o impacto científico esperado. A identificação de possíveis aplicações práticas resultantes do trabalho também é desejável.

A supercomputação possibilita avanços em diversas áreas, como aeronáutica, bioinformática, farmacologia, meteorologia, nanotecnologia, petróleo e gás e segurança cibernética. O sistema deve aperfeiçoar, ainda, serviços de alerta de desastres naturais, análise de riscos financeiros, educação, governo eletrônico e saúde.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.