Smartphones podem detectar terremotos e ajudar pessoas a sobreviver

Author Photo
7:25 pm - 15 de fevereiro de 2016
Um aplicativo, batizado de MyShake, desenvolvido por cientistas norte-americanos pode transformar smartphones em sensores de terremoto e potencialmente salvar vidas.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley e a Deutsche Telekom AG construíram um aplicativo que usa o sensor de movimento de um smartphone para sentir tremores de terra. O app, disponível por enquanto para Android, registra tempo e amplitude de um tremor e envia dados e localização do telefone para o laboratório sismológico de Berkeley para análise.
Quanto mais pessoas usam o aplicativo, melhor o sistema funcionará, afirmam os pesquisadores. O objetivo é criar uma rede sísmica mundial – um sismógrafo coletivo que avisará usuários com antecedência choques recebidos de terremotos distantes.
A Deutsche Telekom afirmou, em comunicado, que para muitos países em desenvolvimento afetados pelos tremeres como Nepal ou Peru, o MyShake poderia salvar muitas vidas. “Esses países que atualmente têm apenas um sistema subterrâneo baseado em rede sísmica ou de alerta precoce, ou mesmo nenhum – mas milhões de usuários de smartphones”, justificou a companhia.
Sensores de movimento de um telefone, ou acelerômetro, é menos sensível do que um sensor no chão, porém ele pode gravar terremotos acima de uma magnitude de 5 a até 10 quilômetros. 
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.