Sebrae divulga selecionados para programa de capacitação Startup SC

Em sua nona edição, iniciativa bateu recorde com um total de 376 startups inscritas, de 38 cidades diferentes do estado

Author Photo
9:30 am - 25 de março de 2019

O Sebrae/SC divulgou recentemente as 50 startups selecionadas para as quatro turmas da iniciativa Startup SC. Esta é a nona edição do programa de capacitação, que pela primeira vez terá turmas em quatro cidades do estado da região Sul: Blumenau, Chapecó, Joinville e Florianópolis.

Ao todo, os benefícios do Startup SC podem chegar a R$ 300 mil, incluindo acesso a serviços de cloud, CRMs e ferramentas de marketing digital. Ao longo dos seus cinco meses de duração, o programa oferecerá capacitação, incluindo workshops e mentorias presenciais e online, assim como acesso a rede de empreendedores do ecossistema de tecnologia catarinense.

“Neste ano, estendemos a atuação do Startup SC para mais duas cidades, Blumenau e Chapecó, visando atender um número maior de startups, melhorando o nível de maturidade dessas empresas e desenvolvendo os ecossistemas de inovação do interior do Estado. Assim, obtivemos resultados extremamente positivos, prova disso é o recorde nas inscrições”, explica Alexandre Souza, gestor da iniciativa.

Vale notar que os workshops ocorrem de forma simultânea nas quatro cidades, durante os cinco meses de treinamento — o calendário completo pode ser acompanhado neste link.

Recorde de inscrições

Nesta edição, o programa bateu o recorde de inscrições, com 376 startups inscritas, de 38 cidades catarinenses. De acordo com o Startup SC, 40% das inscrições foram de Florianópolis, 11% de Joinville, 9% de Blumenau e 7% de Chapecó. Em relação ao modelo de receita, 61% dos inscritos tem o SaaS (software as a service). Já no modelo de negócio, 45% são B2B, 39% são modelo misto B2B + B2C, e 11% B2C. Outro ponto importante é que 56% dos projetos já possuem clientes pagantes.

Diversidade

No entanto, apenas 14% dos projetos possuem mulheres como CEOs. “Com relação à diversidade, ainda temos muito a melhorar, neste ano, apenas 14% das inscrições que recebemos são de startups fundadas por mulheres. Precisamos entender porque ainda temos tão poucas cofundadoras mulheres nas startups brasileiras, para poder implementar iniciativas que incentivem a participação feminina no setor de tecnologia”, comenta Alexandre Souza.

Durante o processo seletivo, os principais critérios avaliados foram o produto ou o serviço oferecido pela startup, a qualificação e o engajamento dos empreendedores, o tamanho do mercado-alvo da solução oferecida e a maturidade do projeto.

As startups selecionadas

As empresas escolhidas para esta edição da iniciativa são: Alcance Tecnologia de São Miguel do Oeste; Neokohm Amo Delivery, Barbersis, BeatsCode, BIONEXUS ALLAGRO, Gravitwave PackID, Sempre Mais Sistemas, e x3 Transport de Chapecó; BEST de Balneário Camboriú, Bottanica Organicos,Clinica Agil, Plano viver, ResultaMais, MediBridge, Trilha da Lucratividade, UpFlux,e Convenix de Joinville; TERTIUM de São Bento do Sul; Hallo, AVI, Uoou Solutions, Ezok, investweb, Qualifiquei de Blumenau; Safety de Itajaí; Nxfácil de Rio do Sul; Pedidos10 e SEGIM de Brusque; Administrar Online, ceCosmos, Colecao.Moda, Dooile, ENLIZT, Ochain, GETMORE, Hauseful, I Do Code, NanoScoping, Nitronews, OMD, OMNIHUNTER, PowerHub, Smart Tour Brasil, WoodSpoon, BSuite, e Vincet de Florianópolis; Portabilis de Içara; e WiZED de Criciúma.

IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler outras notícias, acesse.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.