Notícias

Samsung tem queda de 26% no quarto trimestre de 2008

A fabricante sul-coreana de eletrônicos Samsung Electronics registrou uma queda recorde em seus lucros no quarto trimestre de 2008 e uma redução de 26% nos ganhos referentes a todo o ano fiscal passado, informou a empresa nesta sexta-feira (23/01).

A companhia registrou uma perda de 22 bilhões de wons (15 milhões de dólares) no quarto trimestre de 2008 em relação ao mesmo período do ano anterior, e uma queda de 4% em vendas – somando 18,5 trilhões de wons no último trimestre de 2008.

No resultado de todo o ano fiscal de 2008, embora tenha registrado uma alta de 15% em sua receita, que somou 73 trilhões de wons, o lucro da Samsung durante caiu 26% somando 5,5 trilhões de wons.

“Nossa companhia não pode escapar do rápido declínio na economia glocal” declarou Robert Yi, chefe do departamento de relações com investidores da Samsung.

A queda da receita da empresa resulta na redução de preços de chips de memória e na linha de displays de tela plana. No segmento de semicondutores, a receita da Samsung caiu 18% durante o quarto trimestre de 2008 em relação ao terceiro trimestre, enquando as vendas de LCD caíram 12% no mesmo período.

O segmento menos afetado foi o de celulares, que observou um aumento de 2% nas vendas apesar da estimativa de queda de 5% na demanda global do setor. No entanto, para vender mais celulares a empresa reduziu a margem de preços dos portáteis em 10% disse Yi. A Samsung espera vender 200 milhões de celulares em 2009 – volume estável em relação a 2008.

Já a demanda de setores como memórias DRAM e chips de memória flash deve cair diante da redução nas vendas de computadores e celulares prevista para 2009. Outro segmento que deve ser impactado é o de painéis LCD, afetado pela redução na demanda de laptops, monitores e televisores.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

1 dia ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

1 dia ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

1 dia ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago