O roubo de identidade saltou mais de 1400% no Brasil nos últimos dois anos, segundo a Akamai, empresa especialista em proteger e fornecer experiências digitais. O levantamento mostra que houve 238 milhões de ataques de roubo de credenciais em 2019, sendo que esse volume subiu para 2,9 bilhões em 2020. A projeção é que este índice avance para 3,7 bilhões até o fim do ano, um aumento de 1452% contra 2019.
Claudio Baumann, diretor da Akamai para a América Latina, analisa que o avanço nos ataques de roubo de credenciais ocorrem em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. “Esses tipos de ataques podem ser direcionados, mas também lançados aleatoriamente para pegar algumas vítimas. Essa modalidade é mais frequente principalmente em serviços financeiros”.
Os ataques de Credential Abuse Attempts (CRAB), ou ataques de roubo de credenciais, estão relacionados a tentativas de login falsas. Geralmente, o usuário tenta fazer o login em algum site favorito e digita o nome de usuário e a senha por engano várias vezes, enquanto um criminoso tenta acessar esses dados. Do ponto de vista da defesa, os sites devem suspender e limitar as tentativas de login falsas para confirmar a autenticidade assim que o uso anormal for detectado.
“É por isso que sempre recomendamos visitar sites seguros, verificar se a página tem segurança adequada exibindo um cadeado no navegador e, se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu provedor de serviços antes que seja tarde demais”, acrescentou Baumann.
por Carlos Cabral A antiga chefe de segurança cibernética do governo Obama, Jen Easterly, tem…
A Oracle divulgou na última quarta-feira, 10, resultados acima das expectativas para o quarto trimestre…
A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…
A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…
A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…
A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…