Categories: Notícias

Q10 chega ao Brasil com foco 100% corporativo

Depois do lançamento do Z10 no País, que, de acordo com a fabricante, tem tido boa receptividade tanto no mercado de usuários domésticos quanto no corporativo, a BlackBerry traz ao Brasil o Q10, aparelho que roda a nova plataforma BlackBerry 10, mas que congrega uma tela sensível ao toque com o teclado QWERTY, que marcou a companhia ao longo de sua história.

Lançar um smartphone com teclado físico soa até estranho em um momento onde a penetração de aparelhos touch screen se tornou senso comum no País. Mas para Erlei Guimarães, diretor de canais e desenvolvimento de negócios da BlackBerry no Brasil, o Q10 é resultado de ouvir os clientes, sobretudo, aqueles usuários tradicionais dos aparelhos da fabricante. “Eles queriam a união do touch screen com o teclado físico. O usuário corporativo demanda muito esse teclado, há uma demanda reprimida por ele no Brasil”, garante o executivo, que conversou com jornalistas durante a apresentação do Q10 para jornalistas em São Paulo.

Comparado com o Z10, as principais diferenças do Q10 são o teclado QWERTY e a bateria com capacidade 20% superior, garantindo mais tempo de duração, essencial para usuários corporativos. Afora isso, ele vem com a central de mensagens HUB, nativa da plataforma BB10, que congrega emails, SMS, redes sociais, entre outros; e com o Balance, funcionalidade que divide o hardware entre lado corporativo e pessoal, para garantir a segurança dos dados empresariais.

A partir de sondagens do mercado local, a companhia parece ter entendido que o apelo do Q10 no mercado de usuários domésticos será ínfimo, até por isso, quando começar a ser vendido pelas principais operadoras de telefonia móvel do País, até o final deste mês, a abordagem será 100% corporativa. Como explicou Adriano Lino, gerente de comunicação corporativa da BlackBerry para o Brasil e de inteligência de mercado para América Latina, a estratégia das operadoras será totalmente voltada aos clientes empresariais e, neste momento, não há intenção de abrir a venda deste dispositivo especificamente para usuário doméstico.

Por conta da abordagem corporativa, a fabricante não divulgou o preço do Q10, uma vez que pode variar a depender das negociações feitas pelas operadoras. Lino informou ainda que o Z10 tem sido bem aceito e que, comparado com outros modelos na mesma faixa de preço, o aparelho tem ficado em segundo lugar de vendas e, em alguns momentos, liderando as vendas em algumas operadoras.

 

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

1 dia ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

1 dia ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

1 dia ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago