Categories: Notícias

Pesquisa destaca crescimento na aceitação da nuvem pelas pequenas e médias empresas

A Paessler AG, especialista em monitoramento de redes, divulga as descobertas de uma nova pesquisa realizada com os decisores de TI global (ITDMs), que mostra como se sentem em relação à computação em nuvem e como eles estão atendendo as demandas dos negócios em constante mudança. A pesquisa envolveu mais de 2000 ITDMs e descobriu que a maioria confia na modalidade e estão planejando expandir os serviços de TI que eles executam na nuvem nos próximos anos.

No geral os decisores de TI (ITDMs) tem uma opinião pessoal positiva sobre a nuvem, com 80,1 % respondendo afirmativamente sobre a adoção de uma estratégia de cloud computing. Mas isso não significa que eles migraram tudo para a nuvem. Os resultados mostram que as funções mais populares são a hospedagem na Web, blog e gerenciamento de conteúdo (39,2%), e-mail (32%) e compartilhamento de arquivos (32,2%).

Enquanto as aplicações básicas são mais comuns no momento, os decisores de TI planejam implementar aplicações de negócios mais complexas em 2018. As mais populares incluem monitoramento de rede (34,6%), backup (33,9%), vendas, CRM e sistemas de emissão de bilhetes (35,4%).

“A migração para a nuvem em pequenas e médias empresas (PMEs) está em andamento e continuará de forma inevitável. Em última análise, a adoção do cloud computing e BYOD mudará para sempre a maneira como as pequenas empresas lidam com TI “, afirma Dirk Paessler, fundador e CEO da Paessler. “Enquanto a nuvem se tornará uma parte importante de como os colaboradores experimentam a TI, o administrador do sistema ainda estará gerenciando redes locais, switches e data rooms . Bem-vindo ao futuro híbrido.”

Apesar da alta aprovação geral da nuvem, muitos decisores de TI ainda estão céticos sobre certos aspectos dessa tecnologia. Especificamente, a segurança dos dados se destacou como a maior preocupação para 44,7% que dizem ser este um grande obstáculo e um adicional de 41,3% dos participantes acreditam que é algo preocupante.

Além disso, existem grandes diferenças na forma como os vários países percebem a estratégia de cloud computing. Os três países com maior participação nessa amostragem foram os Estados Unidos (47%), a Alemanha (11,2%) e o Reino Unido (7,6%). Desse grupo, os decisores de TI nos EUA foram os mais otimistas em relação à adoção da nuvem (87,6%); seguidos pelo Reino Unido (78,2%), com uma postura ligeiramente menos positiva e a Alemanha (58,3%), a mais reservada sobre cloud computing.

“O mercado na Alemanha ainda mostra um nível de ceticismo razoável sobre a nuvem que não é compartilhado pelo restante dos participantes globais”, explica Dirk. “Apesar disso, na Paessler acreditamos que uma abordagem de ‘Cloud First, que significa que a nuvem virá em primeiro lugar na estratégia de TI, é vital para preparar os nossos clientes para os desafios do amanhã”.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago