Categories: Notícias

Para OAB/DF, Uber é legal e defende veto sobre proibição do app

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF) enviou ao governador Rodrigo Rollemberg recomendação de veto ao Projeto de Lei 282/2015, que proíbe a utilização de aplicativos de prestação de serviços de transporte individual e remunerado de passageiros, como o Uber.

O presidente Ibaneis Rocha e a conselheira Christiane Pantoja afirmaram ao presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais da OAB/DF que o projeto ofende princípios constitucionais, entre eles os da livre iniciativa, da liberdade de exercício de qualquer profissão e da livre concorrência.

De acordo com a OAB/DF, o projeto prejudica também os taxistas, uma vez que impede o uso de qualquer aplicativo de prestação de serviços de transporte individual, além das próprias empresas de apps.

A OAB/DF aponta que a Lei de Mobilidade Urbana define como transporte público individual aquele “aberto ao Público”. O parecer da Seccional defende que serviços como Uber têm natureza diversa daquele prestado por táxis, porque é realizado segundo a autonomia da vontade do motorista, que tem a opção de aceitar ou não a corrida, de acordo com a sua conveniência.

A Seccional argumenta também que diante da ausência de regulação dos serviços de transporte oferecidos de forma privada, estes não podem ser considerados ilícitos, sob pena de ofensa ao princípio do livre exercício de qualquer atividade econômica. Para a OAB/DF, o projeto de lei acaba pode inviabilizar uma legítima atividade econômica.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

5 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

6 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

6 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

6 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

7 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

7 horas ago