Pague Menos e IBM selam acordo de dez anos para projeto de analytics

Author Photo
8:15 am - 11 de setembro de 2014
A rede de Farmácias Pague Menos e a IBM firmaram um acordo de dez anos para o desenvolvimento de um projeto de modernização tecnológica que contempla as mais de 710 lojas das Farmácias Pague Menos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo é usar analytics e outras soluções para ampliar a eficiência operacional da rede e garantir uma experiência aprimorada de compra para os clientes, afirma Rodrigo Kede, presidente da IBM Brasil.

O projeto, que não teve o valor do investimento revelado, está focado em cinco áreas: Experiência do Cliente, Lojas, Logística, Dinâmica Comercial & Cadeia de Suprimentos e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos. “Estamos nos posicionando como parceiro estratégico para contribuir para o crescimento da Pague Menos”, relata o presidente da IBM.

O fundador e presidente da Pague Menos, Francisco Deusmar, afirma que o objetivo de todo empreendedor é que sua empresa se perpetue. “Mas sem TI não é possível crescer”, acredita. Segundo ele, o projeto vai trazer o que há de mais moderno em tecnologia para o varejo. “Queremos melhorar rentabilidade, logística e preço, revertendo de forma positiva para o cliente”, completa. A previsão da Pague Menos é aumentar de 1% a 3% o faturamento logo na primeira fase do projeto e economizar R$ 150 milhões.

Kede diz que o varejo tende a ser grande usuário de soluções analíticas. A IBM, em linha com a tendência, direcionou nos últimos anos mais de US$ 17 bilhões na compra de companhias do setor para impulsionar a estratégia de analytics. No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar é um dos clientes da IBM e, globalmente, uma das maiores referências é o Walmart.

A primeira fase do projeto na Pague Menos, que consumirá os próximos seis meses, contempla a otimização de preços, explica Kede, por meio de análises da concorrência, perfil do cliente e itens mais vendidos. Todas as informações analisadas estão na nuvem da IBM.

Deusmar afirma que este será um projeto ambicioso que incluirá mobilidade e outros elementos que compõe o Omni-Channel. Como exemplo, ele cita a compra de uma caixa de comprimido. Quando a medicação estiver acabando, a Pague Menos enviará um e-mail ou um SMS avisando ao consumidor que é preciso comprar novamente a medicação.  

“Queremos antecipar as necessidades dos clientes. Dessa forma, também poderemos aplicar descontos e usar outras formas de relacionamento”, conta. Atualmente, o programa de fidelidade da rede é composto por 5 milhões de cartões. “Vamos iniciar a análise de todos esses dados e a partir daí criar diversas ações”, completa. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.