Categories: Notícias

Os segredos do sucesso no e-business

A primeira, segundo Lill, é a falha no modelo de negócios. A segunda é uma estrutura incorreta da organização da empresa. Na terceira categoria, Lill aponta os erros tecnológicos. E, em quarto lugar, uma completa incompreensão das regras de fazer negócios na Web.

Essas falhas e suas conseqüências podem ser evitadas, na opinião do executivo do Gartner Group. “No entanto, são erros repetidos constantemente em algumas das melhores e mais refinadas organizações do mundo”, constata Lill, que preparou uma lista de recomendações.

Sua primeira sugestão é não planejar nada para além de 24 ou 36 meses. Segundo o especialista, nenhuma estratégia pode ser útil num período tão extenso. Ele lembra ainda que nenhum novo plano operacional funciona em menos de 12 meses.

Ele recomenda a criação de uma lista de itens para checagem sobre o desempenho de cada uma das modificações operacionais. O objetivo é acompanhar passo-a-passo cada uma delas, por um prazo de 90 dias. “Se funcionar nesse período, tudo bem, senão desista”.

Outra recomendação de Lill é entender que a unidade de negócios online tem diferentes características e oportunidades e, por isso, precisa de tratamento diferenciado de uma unidade de tijolo e cimento.

Além disso, a dinâmica do e-business, afirma o executivo, exige investimentos pesados, que devem ser guiados por uma boa estratégia de negócios. “Os altos investimentos e as possíveis perdas operacionais no início são inevitáveis”, completa.

Sobre o modelo de negócio, Lill adverte para o risco de se criar um ambiente de disputa indesejado. “Uma unidade de e-business separada da organização de origem – de tijolo e cimento – pode criar uma competição do tipo ‘nós contra eles’, o que pode prejudicar a realização de negócios”, argumenta.

O executivo do Gartner alerta também para o risco de expor os pontos fracos da companhia na Web. “A exposição é inevitável na Internet. O importante é que a empresa seja capaz de corrigir suas fraquezas antes que algum concorrente tire proveito disso”.

De acordo com Lill, o e-business exige ação e reação imediatas. “Trabalhe sob as novas regras do mundo atual. Lembre-se que as decisões precisam ser tomadas o mais próximo possível do tempo real”, argumenta.

Depois de tudo isso, o vice-presidente e diretor do Gartner Group, Albert Lill, faz uma última e definitiva recomendação: “Velocidade e determinação na execução do projeto são os pontos mais importantes”.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago