Notícias

O que as empresas buscam em um arquiteto corporativo

Conciliar a capacidade de negociação com os conhecimentos técnicos. Assim, o COO (diretor de operações) e líder de tecnologia da empresa norte-americana de serviços financeiros PNC, John Ericksen, define o perfil do  arquiteto corporativo – profissional de TI responsável por usar a tecnologia para resolver questões relacionadas ao negócio – que a companhia procura. “Mas é muito difícil achar essa pessoa”, elenca o executivo.

O diretor sênior de TI da empresa de transportes marítimos Matson Navigation, Srini Cherukuri, confirma a opinião de Ericksen, ao relatar teve bastante dificuldade para encontrar profissionais preparados para formar o grupo de arquitetura corporativa da companhia, em 2004. Uma das principais atribuições dessa equipe é definir padrões para desenvolvimento, qualidade de software e uso das aplicações da organização.

O grande desafio da equipe de arquitetura da Matson, relata o diretor, foi transformar os sistemas isolados que rodavam na companhia em peças que pudessem ser reutilizadas em novas aplicações e processos de negócio, para tornar a TI mais eficiente. “E a habilidade de convencer as pessoas disso foi crítica”, ressalta Cherukuri.

O diretor acrescenta que os melhores arquitetos são aqueles que conseguem entender quais dados trazem mais valor para a companhia e influenciam o desenho e a integração dos sistemas, para produzir informações diferenciadas.

“Para exercer essa função as pessoas têm de entender bem do negócio e detectar as necessidades dos clientes”, adiciona Ericksen. Ele informa ainda que esses profissionais precisam apresentar um profundo conhecimento tecnológico, mas que não se restringe, necessariamente, a códigos e a linguagens de programação. O que, de forma geral, depende de uma experiência de 10 a 15 anos no setor.

(Kim S. Nash)

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

7 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

8 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

8 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

9 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

9 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

10 horas ago