Zyxel inicia fabricação de equipamentos no Brasil

Meta da empresa taiwanesa é atender principalmente provedores de internet, setor que cresceu durante a pandemia

Author Photo
9:12 pm - 13 de agosto de 2021
fábrica, zyxel, zona franca Fábrica da Zyxel na Zona Franca de Manaus (Foto: Divulgação)

A Zyxel, multinacional de Taiwan especializada em conectividade e redes, anunciou esta semana o início da fabricação de produtos na Zona Franca de Manaus. Inicialmente estão sendo produzidos modelos de roteadores e produtos de linha GPON (sigla em inglês para redes de fibra óptica passiva) voltados para provedores de internet.

Os produtos já estão sendo fabricados e a previsão de entrega do primeiro lote é ainda em agosto. Eles ainda correspondem a uma pequena parcela do portfólio da empresa no país “devido ao foco em produtos de maior volume”, explica Giovani Pacifico, diretor de produtos e vendas da Zyxel Brasil, ao IT Forum.

A capacidade de produção atual no Brasil é de 100 mil caixas mensais, diz o executivo, com capacidade de expansão sob demanda. A empresa pretende atender principalmente a crescente demanda de provedores locais de internet por equipamentos, considerando que esse setor cresceu cerca de 47% desde o início da pandemia, segundo dados recentes da Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações).

Leia mais: ServiceNow adquire Mapwize com foco em trabalho híbrido

Os investimentos na estrutura fabril não foram revelados pela Zyxel.

Além da estrutura fabril, a empresa tem centros de distribuição no Espírito Santo e Rio de Janeiro, além de escritório em São Paulo. A estimativa da empresa é que a filial brasileira dobre de faturamento ainda em 2021, na comparação com o registrado em 2020.

“A fabricação desses produtos no país vai alinhar a produção da Zyxel com as demandas de funcionalidade dos equipamentos, além de tornar as entregas mais rápidas e reforçar nosso compromisso com o mercado brasileiro e com os provedores locais”, diz Pacifico.

Giovani Pacifico, Zyxel

Giovani Pacifico, diretor de produtos e vendas da Zyxel Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.