ZTE testa com sucesso implementação dinâmica da função de rede 5G na arquitetura de divisão 5G RAN

Author Photo
5:22 pm - 27 de setembro de 2017
5G 5G

A ZTE se tornou a primeira empresa a completar com sucesso o teste de camada superior de protótipos experimentais de redes sem fio e a verificação de arquitetura básica e funções de rede sem fio na fase II do teste nacional chinês de arquitetura de rede 5G.

A verificação abrangeu desde as funções mais complexas até as mais básicas, como a arquitetura dividida entre unidade central e unidade distribuída, mobilidade contínua baseada em conectividade dupla e implantação de recursos dinâmicos com base em mudanças no local e tráfego.

Os cenários previstos para serviços 5G requerem uma taxa de dados elevada (mais de 10 Gbps de pico de velocidade de um único usuário), baixa latência (menos de 1 ms) e conexões massivas (mais de 1 milhão de conexões), o que é um desafio sem precedentes para arquitetura e elementos de rede existentes atualmente. A arquitetura de rede 5G virtualizada e modular da ZTE atende a todos os requisitos para cada cenário. A arquitetura adota o hardware de processamento geral desenvolvido pela ZTE para formar um pool de recursos virtualizados com base em tecnologia de data center. As funções e os dispositivos de rede estão desacoplados em uma plataforma única TIC PaaS. A implantação flexível de funções de rede virtualizadas garante que elas sejam colocados nos pontos da rede para melhor atender aos requisitos de usuários e aos diferentes cenários que possam surgir.

No teste de camada superior de protótipos experimentais de redes sem fio, a ZTE usou suas unidades centrais em nuvem, baseadas na plataforma TIC PaaS e em um novo sistema de rádio (NR) de um único clique com arquitetura dividida entre unidade central e unidade distribuída. Usando a tecnologia de contêiner virtualizado, a arquitetura de rede ZTE 5G oferece suporte à implantação distribuída de vários data centers e implementação virtualizada conjunta das redes de acesso e do core da rede. Os resultados deste teste demonstraram a vantagem técnica competitiva da ZTE e abrem caminho para o uso comercial de 5G.

“A rede ZTE 5G é centrada no usuário e orientada a serviços. Ela suporta personalização flexível, implantação dinâmica e escalabilidade. Atende a uma ampla gama de recursos e abre o caminho para a evolução da arquitetura de rede de comunicações”, diz Bai Gang, Gerente Geral de 5G da ZTE. O executivo também salienta a importância dos testes técnicos 5G no desenvolvimento do 5G. “Eles são fundamentais na promoção de tecnologias-chave de 5G, verificando as soluções e apoiando a criação de um padrão unificado. A ZTE participará plenamente da terceira fase dos testes”, complementa Gang.

Nos testes de interface aérea da segunda fase de testes técnico 5G na China, a ZTE apresentou uma gama completa de produtos, como, por exemplo, produtos pré-comerciais 5G de alta e baixa frequência e core da rede virtualizado.

Os testes de conectividade realizados junto com fornecedores de instrumentos e chips, bem como testes de laboratório e de campo obtiveram sucesso, com resultados que atendem aos principais requisitos de desempenho dos sete principais cenários típicos, com destaque para maior eficiência de espectro, maior densidade de conexão, maior confiabilidade e menor latência de interface aérea. A ZTE continuará incentivando o uso comercial de produtos 5G e abrirá caminho para o início do uso comercial de 5G em 2020 na China.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.