ZTE e China Mobile assinam acordo por melhoria de eficiência de energia em redes 5G

Author Photo
2:58 pm - 24 de julho de 2017
Redes 5G Redes 5G

A ZTE Corporation anunciou um acordo de cooperação com a China Mobile pela melhoria da eficiência energética em redes 5G. Assinado em um seminário sobre tecnologias de economia de energia orientadas para redes 5G 3D-multiple-input, multiple-output (MIMO) e small cells, o acordo aproxima ainda mais as redes 5G do uso comercial.

A fim de atender às demandas por capacidade de rede, as estações rádio-base Massive MIMO e Redes Ultradensas (UDN) envolvendo small cells gradualmente se tornarão tendência e as principais arquiteturas para a construção de redes no futuro. O rápido crescimento dos serviços acelera o aumento dos tamanhos dos sites e do consumo de energia. Para melhorar a eficiência energética das futuras redes 5G, a ZTE introduziu a solução Access Cloud Engine (ACE) que possibilita uma colaboração eficiente dos recursos das redes 5G.

A solução ACE é proposta pela ZTE para atender à demanda diversificada para futuros serviços na rede de acesso sem fio. Baseado em um pool unificado de recursos de hardware, esta solução oferece suporte à rápida implantação e o fornecimento de serviços com capacidade escalável e configurável, reduzindo o isolamento vertical e aumentando a eficiência na utilização dos recursos.

Com uma arquitetura de nuvem unificada e infraestrutura compartilhada, a solução oferece suporte a Mobile-Edge Computing (MEC) e implantação flexível de serviços. O Access Cloud Engine suporta a colaboração multi-site e a integração multi-sistema, além de habilitar e desabilitar recursos sem fio de acordo com a distribuição de serviço e a mudança de recursos, reduzindo ainda mais o consumo de energia em redes de 5G.

“A ZTE está disposta a trabalhar com os parceiros da cadeia da indústria para construir redes energeticamente mais eficientes a partir de cinco perspectivas de evolução da arquitetura: redes, tecnologias de economia de energia, cenários de aplicação, novas estações rádio-base e evolução do chip, firmado uma base sólida para uso comercial em larga escala de redes de 5G”, disse Zhang Shizhuang, diretor de planejamento de produtos da ZTE.

Parceria

A ZTE e a China Mobile estabeleceram parcerias extensas nos campos do 2G, do 3G e do 4G, e vão intensificar ainda mais as parcerias na era do 5G. Em 2016, a ZTE trabalhou com a China Mobile na 5G Joint Innovation Lab e o Pré-5G Massive MIMO da ZTE tornou-se disponível nas redes já existentes da China Mobile. Em fevereiro de 2017, ZTE, Qualcomm e China Mobile anunciaram conjuntamente que o plano de realizarem testes de interoperabilidade, com base nas especificações de 5G NR, apontando para rápida sofisticação dos produtos de 5G NR pré-comercial. A ZTE e a China Mobile trabalharam juntas em testes de campo 5G em Guangzhou e irão realizar testes de redes multi-site na fase seguinte, envolvendo a latência, taxa de transferência, mobilidade e cobertura sem fio do 5G.

A ZTE tem promovido os padrões 5G e mantém um papel de liderança na indústria no que se refere à verificação da tecnologia 5G e o desenvolvimento baseado em produto. A ZTE iniciou e teve um papel fundamental no NOMA, um projeto de núcleo em 5G NR. Durante a segunda fase do teste de 5G na China, a ZTE completou testes de seus produtos de 5G pré-comerciais de alta e baixa frequência, bem como de VCNs.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.