ZTE auxilia primeira ISP a implementar projeto com frequências adquiridas no leilão de sobras da Anatel

Author Photo
5:17 pm - 06 de junho de 2017

A ZTE Corporation, fornecedora de soluções de telecomunicações e tecnologias de internet móvel para empresas e consumidores, desempenhou um papel fundamental na implementação do primeiro projeto piloto utilizando frequências adquiridas no leilão de sobras da Anatel. A operadora responsável pelo projeto é a iConecta, que atua na região sul de Minas Gerais e em algumas cidades do leste paulista.

Os testes são para a oferta de 4G LTE, serviço até então inédito no portfólio da iConecta, e têm sido feitos desde março, inicialmente com os funcionários da operadora. A ideia é disponibilizar o serviço para assinantes a partir de julho deste ano. A ZTE participou ativamente do projeto-piloto fornecendo serviços de design de redes, medição do tráfego de usuários e da área de cobertura, além de equipamentos, capacitação de equipe e transferência de conhecimento das tecnologias utilizadas, para que a provedora possa operar todo o sistema de forma independente.

“Somos a primeira empresa que adquiriu licenças no leilão de sobras de frequências da Anatel a colocar um piloto em produção. Como o prazo final para o cumprimento das obrigações do leilão é dezembro, decidimos antecipar os esforços nos testes e, continuando com o sucesso demonstrado nesse período inicial, temos como meta ofertar o serviço aos nossos assinantes em até três meses”, comenta Juliano Rastelli, proprietário da iConecta.

A ZTE vem atuando junto ao mercado brasileiro de SMTOs (Small & Medium Telecommunications Operators), alinhada com a estratégia de negócios internacionais da empresa. Esse segmento já corresponde a 20% do faturamento global da ZTE. “Estamos direcionando nossa participação no mercado de SMTOs no Brasil para estarmos em conformidade com a estratégia global da ZTE. Sabendo que os provedores regionais correspondem a aproximadamente 30% do mercado de telecomunicações no país, a ZTE enxerga um grande potencial de crescimento nessa área”, diz Silvio Severin, gerente de contas da ZTE no Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.