Zaffari & Bourbon: tecnologias com mindset de inovação

Empresas tradicionais, sobretudo com raízes familiares, costumam ser mais resistentes a mudanças. Quando se trata de tecnologias e inovações, as transformações fazem parte do processo. Foi este o cenário encontrado por Luiz Antonio Janssen, CIO da Zaffari & Bourbon, rede de supermercados e shopping centers.

De olho no mercado, o foco era levar inovações às operações da companhia. Mas antes era preciso dar um passo atrás e “preparar o terreno”. “O papel do CIO não pode ser mais aquela pessoa que cuida do dia a dia. Precisa obrigatoriamente liderar a inovação e ser o agente da mudança”, destaca Janssen, que participa do IT Forum+, encontro promovido pela IT Mídia nesta semana na Praia do Forte (BA).

O executivo conta que, como estratégia para fomentar inovações internamente, buscou uma aproximação com os acionistas e outras lideranças da companhia. Foram ações simples, como almoços e envio de informações ao board, mas, segundo ele, importantes momentos para falar sobre tecnologia. “Eles entenderam e viram a importância da tecnologia. Hoje, eu tenho reuniões semanais com acionistas e ganhei visibilidade”, comemora.

Como parte da iniciativa de aproximação com outros líderes, Janssen adotou algumas táticas essenciais para catequizar os executivos. Uma delas foi a introdução de cases de sucesso e números do setor, com uma parceria com uma das principais consultorias globais, o Gartner.

“Começamos a mostrar que o mundo não é somente Porto Alegre (cidade sede do grupo). Tiramos dúvidas e apresentamos casos globais. O presidente, que tem 67 anos de idade, hoje usa wearable, tablets e tem uma sala toda digital. Antes, ele não era heavy user de tecnologia. Foi um trabalho de quatro anos e não foi do dia para a noite”, lembra.

Grupo de inovação

Para “organizar” todas as ideias, Janssen liderou a criação de um grupo de inovação, com pessoas com perfil disruptivo de dentro da organização e novos contratados. “Focamos em alguns pontos nos quais acreditamos que podem gerar negócios”, conta.

O princípio do grupo é que a tecnologia traga diferenciais, mas sem perder a essência da rede: foco em um público de alto poder aquisitivo e levando sempre como diferencial serviços agregados. “O desafio é como colocar tecnologia sem perder serviço agregado. Isso é um paradigma grande, pois muitas vezes a tecnologia tira serviços.”

Inovação na prática: self checkout

Com a nova mentalidade, Janssen detalha um projeto de destaque da companhia: a implementação de um serviço de self checkout para caixas de supermercado.

O executivo conta que o desafio foi além de simplesmente contratar uma tecnologia. “As soluções disponíveis no Brasil não estavam preparadas. E, para importar, não tínhamos autorização e também a questão de peças seria um empecilho no futuro”, explica.

Por isso, a empresa decidiu desenvolver uma solução própria. A principal parceira no projeto foi a também gaúcha Perto. O resultado: uma máquina de apenas 35 centímetros, segundo Janssen a menor do mundo. “Hoje, temos mil pessoas por dia usando o self checkout”, completa.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

8 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

9 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

9 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

11 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

12 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

12 horas ago