Nos últimos anos, o YouTube vem recebendo cobranças para tornar a plataforma de vídeos um lugar mais seguro e acolhedor para crianças — um de seus principais públicos —, chegando até a receber uma multa de US$ de 170 milhões por coletar dados de menores.
Para tentar resolver essas questões e atender às exigências da FTC (sigla para Federal Trade Commission, agência que regula a proteção do consumidor e impede práticas anticompetitivas), a marca apresentou na segunda (6) a primeira leva de mudanças significativas na forma como lida com conteúdo infantil.
A partir dessa semana, a empresa irá submeter todos os vídeos assinalados como ‘para crianças’ dentro de uma esfera mais restritiva, com uma coleta de dados menor do que a extraída do público adulto. A empresa também diminuir ou mesmo bloquear algumas das funcionalidades existentes na versão padrão, como comentários, bate-papo ao vivo, notificações etc.
Dentro do YouTube Studio, serviço que gerencia os vídeos publicados pelos usuários, os donos de canais podem assinalar quais publicações são voltadas para crianças e devem passar por essa restrição, mas a empresa também usará outras tecnologias para identificar produções que, mesmo sem essa marcação, também foram feitas para o público jovem.
O YouTube usará a definição da FTC para classificar vídeos feitos para essa parcela. De acordo com a agência, os vídeos marcados ‘para crianças’ são aqueles produzidos para esse público, como os que destacam personagens, temas, jogos e outras referências do meio infantil.
Na publicação postada em seu blog oficial, a plataforma afirma que ” essas mudanças terão um impacto significativo” para o trabalho dos criadores que produzem conteúdos para crianças e que a empresa irá trabalhar junto com eles dentro desse novo cenário, que receberá novidades ao longo de 2020.
Além disso, a empresa continuará o trabalho de divulgação do YouTube Kids, app separado com conteúdos apenas para quem conta com menos de 13 anos.
*Com informações do The Verge
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