Yamaha Motor contrata Boldon James para classificação de dados com foco na segurança da informação

Author Photo
2:39 pm - 16 de outubro de 2017
segurança segurança

A Yamaha Motor, primeira fabricante de motocicletas a se instalar no Brasil, contratou a plataforma de Data Classification da Boldon James para promover a categorização de riscos e confidencialidade dos documentos e também as mensagens de e-mails em toda a sua operação no país, seguindo orientação da matriz no Japão, acompanhando tendência mundial de promover a classificação das informações de negócios para o estabelecimento de políticas de segurança de dados.

Para Manoel Júnior, analista de Segurança e Infraestrutura de TI Yamaha Motor, a empresa no Brasil escolheu a plataforma Data Classification da Boldon James para realizar a automatização dos processos e categorização de todos os documentos de planilhas, apresentações e e-mails. Segundo ele, pesou na decisão as funcionalidades oferecidas e a capacidade de integração com as ferramentas de DLP (Data Loss Prevention), Digital Right Management (DRM), Archiving e recursos de cryptografia.

“Iniciamos o projeto de implementação a partir da validação dos processos e testes de aderência da plataforma às conformidades exigidas pela matriz. A equipe de apoio da Boldon James também nos ajudou a adequar a ferramenta aos nossos objetivos, o que facilitou o trabalho”, conta Manoel Júnior. “Começamos pelos documentos de texto com informações sobre materiais eletrônicos, por exemplo e, ao criar o documento, a plataforma Boldon James oferece uma janela onde é possível definir a categoria e a política de acesso e confidencialidade do arquivo, o que facilita controlar o ciclo de vida da informação, sua destinação e se ela é de uso interno ou externo à companhia. Para que possa ser manuseado ou compartilhado, o documento passa pela aprovação da gerência da área, o que o torna mais seguro e protegido”, destaca ele.

O analista de Segurança e Infraestrutura de TI Yamaha Motor destaca ainda que a plataforma Data Classfication permite a classificação correta de documentos à medida que eles são criados ou modificados, a partir de marcas visuais que facilita o trabalho do usuário e a atender à determinação proposta pela Yamaha do Japão. O projeto envolve mais de 1.500 usuários no Brasil, classificando documentos do pacote Microsoft Office (textos, planilhas, apresentações e e-mails) produzidos mensalmente, envolvendo contratos, propostas, entre outros tipos.

Além do Brasil, a Yamaha Motor possui presença na Argentina e Peru e, segundo Manoel Júnior, há planos das subsidiárias utilizarem a tecnologia Boldon James a partir da experiência de uso e resultados positivos obtidos no Brasil. “Como aprendizado, a implementação da plataforma da Boldon James nos mostrou que como amadurecer e melhorar os processos da companhia, ajudando os usuários – assim como toda a organização – a evoluírem o senso crítico sobre um documento, uma informação, promovendo e ampliando a colaboração no tratamento dos dados empresariais com fico na segurança dos dados”, conclui Manoel Júnior.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.