Yahoo pode revelar violação gigantesca de dados de usuários, diz site

Author Photo
12:27 pm - 22 de setembro de 2016

O Yahoo! Inc. se prepara para divulgar “uma enorme violação de dados” do seu serviço principal, revela o site Recode. O vazamento acontece pouco antes de a Verizon Communications assumir os ativos centrais da empresa, em uma transação de US$ 4,8 bilhões.

De acordo com a publicação, que cita diversas fontes anônimas familiarizadas com o assunto, a violação é “generalizada e grave” e espera-se que ela seja divulgada ainda nesta semana. O Yahoo não comentou a notícia ao site Recode.

A revelação poderia confirmar relatos anteriores de que o mesmo hacker que tinha roubado dados de 200 milhões de contas do LinkedIn no passado, as vende em um mercado negro na internet. As informações vendidas, datadas de 2012, incluem usuário, senhas e datas de nascimento, afirmou o cibercriminoso, que atende pelo nome de Peace. Na época, o Yahoo disse que estava investigando a alegação.

Muitas das contas roubadas, no entanto, já não estavam mais em uso ou haviam sido canceladas. A venda de todos os dados para apenas US$ 2 mil também reforçou o fato de que eles tinham pouco valor, ou porque a maior parte era obsoleta.

Independentemente da escala da nova suporta violação, o incidente mostra o perigo de grandes conjuntos de dados no submundo da web, usados para fins criminosos durante anos sem as empresas notarem ou tomarem medidas mínimas de segurança.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.