XP promove diretor de tecnologia Thiago Maffra ao cargo de CEO

Guilherme Benchimol assumirá como presidente-executivo do conselho de administração

Author Photo
9:11 am - 15 de março de 2021
Thiago Maffra e Guilherme Benchimol da XP Thiago Maffra e Guilherme Benchimol da XP

A XP anunciou na última sexta-feira (12) a promoção de seu diretor de tecnologia, Thiago Maffra, ao cargo de CEO. Guilherme Benchimol, fundador da plataforma de investimentos, assumirá a cadeira principal do conselho de administração.

A promoção de Maffra reforça o direcionamento que a companhia tem dado nos últimos anos para se tornar uma empresa de tecnologia. Criada há quase duas décadas por Benchimol, a XP conta hoje com uma base de 3 milhões de clientes, ampliando seu portfólio de produtos, tendo lançado na última quarta-feira seu certão de crédito.

Em entrevista recente ao IT Forum, Maffra falou sobre a jornada de transformação digital da qual a companhia tem se concentrado desde o final de 2018. Parte dessa estratégia inclui a contratação massiva de talentos em tecnologia. Somente nos três primeiros meses de 2021, a empresa deve contratar 176 profissionais da área, com a maioria das vagas destinadas a desenvolvimento de software. Em 2020, foram mais de 500 contratações de talentos em tecnologia, muitos vindos de big techs, como Facebook, Google, Amazon e Mercado Livre.

“Queremos ser reconhecidos como a melhor companhia de tecnologia brasileira e ser disruptivos em outros segmentos, como fizemos em investimentos”, disse Maffra ao IT Forum.

Benchimol já ocupava a cadeira de presidente do conselho de administração da companhia desde agosto de 2019.

“Como fundador e sócio majoritário da XP, tomei a decisão de dedicar a maior parte do meu tempo e da minha energia ao crescimento estratégico da companhia e às nossas principais iniciativas de inovação, expansão, parcerias e aquisições, além do desenvolvimento contínuo da nossa cultura e do nosso time”, afirmou Benchimol em comunicado.

Maffra, 36 anos, ingressou na XP em 2015. O executivo iniciou a carreira em mesa de operações e se concentrou no setor de tecnologia após MBA pela Columbia Business School, nos Estados Unidos. Ele assumirá como presidente da companhia em 12 de maio.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.