XP Inc. lança cartão de crédito internacional sem anuidade e que ‘devolve’ dinheiro em investimentos

Author Photo
1:00 pm - 22 de julho de 2020

A XP Inc. anunciou nessa segunda-feira (21) um cartão de crédito que estará em breve disponível aos clientes da corretora. Um dos principais diferenciais é uma modalidade que se inspira no cashback para fidelizar clientes. No modelo tradicional, o cashback devolve aos usuários dinheiro ou crédito para comprar produtos e serviços. No caso do cartão da XP, o benefício é chamado de Investback. Com isso, os titulares do cartão receberão de volta parte do dinheiro gasto por meio do investimento em um fundo criado exclusivamente para esse fim. A ideia, segundo a XP, é que tal modalidade incentive clientes a aumentar seus investimentos.

O lançamento se dará de forma faseada. Na primeira, já em fase beta, ele será testado apenas pelos funcionários do grupo XP Inc. Agentes autônomos parceiros da plataforma de investimentos também entram na fase de testes. A expectativa da corretora é que um grupo de clientes receba o cartão ainda no quarto trimestre deste ano. Até o começo de 2021, toda a base de investidores da XP deve receber o produto.

Benefícios

O cartão da XP é internacional e funcionará sob a bandeira Visa Infinite, que dá benefícios como acesso a salas VIP em aeroportos, seguro no aluguel de veículos e seguro de emergência médica internacional. Cartões do tipo geralmente cobram por uma anuidade que gira em torno de R$ 1.000. Já o cartão da XP será gratuito.

O limite, segundo a corretora, será “dinâmico”, ajustando-se conforme a utilização e os investimentos dos clientes custodiados pela XP.

“Além dos benefícios especiais do Visa Infinite, os clientes XP contarão com cartão digital já embarcado no aplicativo da XP e um card design diferenciado com a tecnologia por aproximação, que está sendo cada vez mais utilizado durante a pandemia, devido à segurança que oferece”, explica Eduardo Abreu, vice-presidente de Novos Negócios da Visa do Brasil.

“Revolucionar o mercado de cartões”

Com o lançamento, Bruno Constantino, sócio e diretor financeiro da XP, afirma que a corretora busca “revolucionar o mercado de cartões de crédito no País”. “Acreditamos que podemos transformar o segmento e mostrar que os cartões também podem ser um aliado para aumentar o potencial dos clientes como investidores”, afirmou em comunicado ao mercado.

Constantino também aproveitou para fazer críticas aos cartões atuais. “O modelo atual é confuso e os clientes precisam fazer um verdadeiro malabarismo para trocar os pontos por algo que realmente faça sentido. Com o Investback, o cliente tem flexibilidade e liberdade para usar o dinheiro em algo que realmente queira. Com o tempo, inclusive, pode vir a se tornar uma forma complementar de crescimento do seu patrimônio”, afirma.

Segundo a XP, a equipe responsável pelo produto trabalha há um ano no desenvolvimento da oferta. Nos próximos meses, a companhia planeja ainda lançar um pacote completo de serviços financeiros, incluindo contas digitais, cartões de débito e empréstimos com garantia, entre outros.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.