XP cria Design System para múltiplas experiências

Sistema batizado de SOMA já proporcionou ganho de até 40% na velocidade de entrega de novos produtos digitais

Author Photo
4:57 pm - 11 de fevereiro de 2021

A XP Inc. lançou um design system próprio batizado de SOMA, que segundo a empresa tem possibilitado uma economia de até 40% no tempo de implantação de novos produtos digitais. Um design system é um ecossistema de componentes codados e documentados que leva em conta semânticas de estilo.

Na prática, é um documento vivo que respeita princípios de design e de marca, com o objetivo de auxiliar a forma como os produtos são projetados e escalados. Pode conter itens básicos como cores, tipografia, marca e até mesmo pedaços de códigos.

Além do ganho de produtividade, um Design System ajuda a diminuir radicalmente as inconsistências das interfaces, que atrapalham a experiência do usuário, e centraliza a sua manutenção, por trabalhar com uma lógica de bibliotecas.

Leia também: Novo vazamento expõe mais de 100 milhões de contas de celular no Brasil

“Com o crescimento acelerado da XP inc e nossas marcas, operacionalizamos Design em alta performance e escala. O SOMA trouxe não só ganho de produtividade, mas também consistência visual na criação desses produtos”, explica Emiliano Chinchelli, head de design da XP Inc.

Um exemplo do SOMA é o desenvolvimento do aplicativo da XP, incluindo todo o dashboard de investimentos e o lançamento do cartão de crédito da XP. Graças ao sistema de design criado pela empresa, houve um incremento de 15% de velocidade na concepção e produção do aplicativo da companhia, que tem avaliação 4.8 na Apple Store, a mais alta do segmento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.