WWDC: A chamada da Apple para codificar e o futuro no-code

O que uma corporação gigante deve fazer quando não há desenvolvedores suficientes no planeta para construir o que precisamos?

Author Photo
12:50 pm - 11 de abril de 2022

Quando não há desenvolvedores suficientes, o que uma empresa como a Apple pode fazer para tentar resolver o problema? Duas coisas, na verdade – investir na educação global em habilidades de codificação e tornar seus ambientes existentes mais fáceis de usar.

A Apple não terá um futuro no-code

A WWDC 2022, anunciada esta semana e programada para ocorrer de 6 a 10 de junho, declara uma ‘Chamada ao código’, em vez de uma chamada sem código. A Apple não terá um futuro no-code, mas deve continuar a construir ambientes de desenvolvimento para capacitar pessoas sem muito conhecimento de codificação para criar aplicativos cada vez mais complexos.

Existem sólidas razões econômicas para fazer isso. Com todas as empresas agora sendo digitais, a demanda por talentos de codificação está crescendo exponencialmente (a demanda dobrou em 2021), então bons desenvolvedores cobram taxas que pequenas e médias empresas (PMEs) não podem pagar. As grandes empresas de tecnologia, incluindo a Apple, têm o luxo de construir centros de desenvolvimento em todo o mundo enquanto buscam os melhores e mais brilhantes desenvolvedores. As PMEs não têm essa vantagem.

Essa escassez de habilidades está levando muitas empresas a buscar formas alternativas de realizar projetos. A Apple lê as mesmas pesquisas que nós, então ela saberá de pesquisas recentes do Gartner que afirmam que 70% dos novos aplicativos desenvolvidos por organizações usarão tecnologias de low-code ou no-code até 2025. Ela também pode ter lido uma pesquisa da Mendix que afirmou que 77% das empresas já fazem uso de low-code onde podem.

Eles fazem isso para reduzir a necessidade de equipes de desenvolvimento caras, para acelerar a resposta da empresa às mudanças e para acelerar a entrega de aplicativos. As soluções no-code também são mais baratas de manter.

O resultado? Bons resultados, mais rápido e com menor risco.

Acessibilidade é fundamental

A necessidade de tornar o desenvolvimento de código mais acessível está crescendo. Isso está levando as empresas, incluindo a Apple, a investir em educação de codificação (como Swift Playgrounds, Learn to Code, Hacking with Swift, Everyone can Code events, para citar alguns).

Isso também significa que a Apple continua trabalhando para reduzir a barreira ao uso de ferramentas de desenvolvimento. Isso, em parte, é o que a Swift UI (agora na versão 3.0) aspira, assim como a Swift Playgrounds, que ensina habilidades de codificação.

A Apple faz alusão ao progresso em direção a um futuro low-code (se não no-code), dizendo que a SwiftUI “ajuda você a criar aplicativos de ótima aparência em todas as plataformas da Apple com o poder da Swift – e com o mínimo de código possível”.

A democratização do código?

O aplicativo da Apple Shortcuts demonstra uma abordagem semelhante ao desenvolvimento de soluções democratizadas e sob medida. Há também sua plataforma de IA no-code pouco conhecida, a Trinity. Tudo isso manifesta que a empresa reconhece a necessidade de democratizar o código.

Os usuários corporativos já veem isso. O índice ‘Spring 2022 Small Business Needs Index’, publicado recentemente pela Fiverr, confirma um aumento de 204% nas pesquisas de soluções como .bubble por PMEs dos Estados Unidos à medida que buscam crescimento.

Os usuários corporativos entendem que, para realmente perceber os benefícios do digital em seus negócios, as barreiras para a criação de aplicativos devem ser reduzidas – e a melhor maneira de conseguir isso é continuar possibilitando a criação de aplicativos com o mínimo de código possível.

Então, qual será a abordagem da Apple para essa necessidade emergente? Enquanto alguns esperam que o foco esteja em AR, provavelmente veremos um movimento em direção a uma maior democratização do código para todos na WWDC 2022, que acontece on-line este ano.

A decisão da Apple de dar ao evento o slogan ‘Call to code’ [‘Chamada ao código’] sugere movimentos para capacitar mais pessoas a construir seu próprio código.

Também soa como um ponto de introdução plausível para a Swift 6.0, com aprimoramentos em outros ambientes de desenvolvimento da Apple, incluindo Xcode/Swift UI que provavelmente o acompanharão. E quem fora de Cupertino sabe até que ponto a Apple melhorará as capacidades de desenvolvimento de aplicativos do iPad?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.