Wurth do Brasil conta com BI para geração de informações

Plataforma Qlik é utilizada pela empresa para gerar informações mais confiáveis e apoiar na tomada de decisões

Author Photo
11:44 am - 29 de agosto de 2018

Em dezembro de 1972 chegava no Brasil uma empresa no ramo industrial de ferramentas que, na época, tinha uma pequena sede no bairro de Santo Amaro, na capital paulista. Essa empresa faz parte do Grupo Wurth, que foi fundado em 1945 por Adolf Würth, na Alemanha, e atualmente é uma das maiores organizações na área. Hoje, a matriz da Wurth do Brasil fica localizada em Cotia (SP), e conta com um portfólio de 180 mil clientes, 10 mil produtos e mais de 1,5 mil colaboradores. Com uma filial em Recife, estão presentes em todo o Brasil e visam uma contínua expansão de seus negócios.

Atualmente, a solução está implantada em diversos setores, como vendas, RH, estoque, financeiro e contabilidade. Sem ela, o processo de geração de informações ficaria lento, principalmente em uma empresa do porte da Wurth. O processo de instalação da plataforma foi feito pela Toccato, distribuidora Qlik com a maior carteira de clientes no Brasil.

Pensando em uma empresa multinacional, que necessita de um acesso fácil e rápido à informação, a implementação de ferramentas de BI torna-se extremamente importante para agilizar o trabalho das equipes. Raphael Bilecki é Coordenador de Gestão de Negócios da Wurth do Brasil e conta como a plataforma digital é fundamental para a empresa.

“Usamos muito o Qlik aqui, pois com ele fazemos praticamente todas as integrações e visualizações de dados da empresa. Sem o Qlik, fica complicado gerenciar tudo isso, teríamos que usar diversas ferramentas para implementar toda nossa estrutura, o que demoraria muito mais tempo. Acabamos optando pela plataforma por ter a função de conseguir tanto preparar os dados, quanto visualizá-los”, afirma Bilecki.

A lentidão na geração de informações acaba prejudicando a empresa como um todo. Com a Qlik, essa morosidade acaba, e proporciona um auxílio direto aos gestores na tomada de decisões. “Os problemas que tínhamos antes da implementação da Qlik eram basicamente lentidão para gerar informação, falta de integração entre os dados e falta de informação para tomar decisão”, explica Bilecki.

A empresa possui em sua rede tanto o QlikView como o Qlik Sense. Segundo Leonardo Farah, CEO da Toccato, a falta de informações ou morosidade em obtê-las pode causar danos enormes às empresas e, por esse motivo, a Wurth investiu em soluções que apoiam a tomada de decisões. “Os gestores dedicam o tempo deles na análise dos dados, e não na coleta deles. A plataforma Qlik possui qualidades não apenas na camada de visualização, distribuição e compartilhamento das visões, mas também uma robustez na captura, armazenamento e preparo destes dados, possibilitando aos usuários, e área de TI, performance e governança em todo projeto”, conclui Farah.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.