Workplace, da Meta, promove integração do WhatsApp para funcionários da linha de frente

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3:30 pm - 21 de janeiro de 2022
Workplace whatsapp

O Workplace, da Meta, anunciou planos para lançar uma integração com o WhatsApp este ano para melhor apoiar os trabalhadores da linha de frente cujas necessidades de tecnologia geralmente ficam em segundo plano em muitas empresas.

Quando a pandemia chegou em 2020, muitas empresas acharam difícil alcançar sua força de trabalho da linha de frente, porque não tinham linhas tradicionais de comunicação em sua organização mais ampla. De acordo com o ‘Deskless Not Voiceless: The 2021 Frontline Barometer’ – que examinou as opiniões de 7.000 funcionários da linha de frente e 1.350 executivos C-suite em sete países – apenas 55% dos funcionários da linha de frente pesquisados ​​se sentiam conectados à sede da empresa. E 75% dos entrevistados disseram que não confiam completamente em suas organizações para serem transparentes sobre notícias e atualizações da empresa.

Ujjwal Singh, Chefe do Workplace, disse que a maioria dos funcionários da linha de frente não recebe um endereço de e-mail ou um laptop quando ingressa em uma empresa, o que significa que os aplicativos de mensagens por telefone geralmente são sua própria maneira de permanecer conectado com os colegas.

“Se uma boa plataforma de colaboração e comunidade não for fornecida por uma empresa, os funcionários encontrarão sua própria maneira de se comunicar, se sentirem conectados e aumentarem a produtividade”, disse Wayne Kurtzman, Diretor de Pesquisa de Soluções Sociais e de Colaboração do IDC. “Uma dessas soluções encontradas com frequência, especialmente entre os trabalhadores da linha de frente, é o WhatsApp”.

A pesquisa do Workplace descobriu que 84% dos trabalhadores da linha de frente acreditam que o acesso à tecnologia de comunicação deve ser padrão, com 56% dizendo que planejam mudar para outra função da linha de frente para obter melhores ferramentas que suportem seu trabalho diário. Enquanto isso, 92% dos líderes de TI e de negócios disseram que precisam priorizar a tecnologia de linha de frente da mesma forma que focaram no passado em tecnologia de escritório.

Além disso, Singh disse que 61% dos funcionários da linha de frente disseram que queriam acesso a ferramentas adicionais que os manteriam melhor conectados com o resto da organização e permitiriam compartilhar informações e dados.

A integração planejada do Workplace visa fazer exatamente isso. Ele permitirá que as organizações compartilhem postagens de seu ambiente de trabalho diretamente no WhatsApp, permitindo que os funcionários da linha de frente que podem não ter tempo de percorrer várias postagens encontrem informações relevantes.

“Acreditamos que, ao conectar os funcionários da linha de frente e capacitá-los com informações, as empresas podem ajudar a melhorar sua capacidade de se envolver com essas pessoas para tornar os funcionários mais felizes e realmente oferecer um serviço melhor aos consumidores”, disse Singh. “Parte do motivo pelo qual a integração do WhatsApp é tão importante é que já sabemos que os funcionários da linha de frente estão usando o WhatsApp em muitos países ao redor do mundo. Queremos encontrar os trabalhadores onde eles já estão, com as ferramentas que já estão usando”.

O WhatsApp é conhecido e usado principalmente como um produto de consumo; Ao longo da pandemia, muitos profissionais de TI alertaram que o WhatsApp não é uma ferramenta de backup adequada quando as plataformas oficiais de colaboração ficam off-line, pois raramente está em conformidade com as políticas da empresa.

Singh disse que essas questões estão sendo trabalhadas. Fundamentalmente, “queremos dar às empresas controle sobre as informações e controle sobre como elas usam essa integração específica”, disse ele. “Muitas dessas funcionalidades sobre as quais você está falando – sobre controle e como o que realmente vai para o WhatsApp, como as pessoas acessam essas informações – ainda estão sendo desenvolvidas”, disse ele.

Espera-se que a integração chegue no primeiro semestre do ano e seja lançada depois disso. “Não é algo que estamos correndo e fazendo porque queremos fazer isso com cuidado, dadas algumas das restrições (…) usando ferramentas de consumo que existem”, disse Singh.

Kurtzman também observou que o WhatsApp é algo que os trabalhadores da linha de frente já usam, especialmente quando nenhuma comunidade sólida ou software de colaboração foi fornecido. Ele acredita que, quando a nova integração for lançada, a TI deverá achar fácil combinar suas necessidades de conformidade e governança com ela no Workplace.

“A integração do WhatsApp atenderá os trabalhadores onde eles já estão, mas dentro dos limites do produto corporativo Workplace”, disse ele. “Usar a integração com o conhecido produto WhatsApp ajudará a impulsionar a adoção por meio da facilidade de uso e manter as principais comunicações dentro da governança e segurança corporativas”.

Kurtzman observou que a pesquisa do IDC mostra que 55% de todos os aplicativos colaborativos começam como um aplicativo não autorizado. “A necessidade de trabalhar de qualquer lugar promoveu muitos deles a soluções aprovadas pela empresa. Isso nem sempre foi o caso dos trabalhadores da linha de frente”, disse ele.

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