Windows Server deserta WaaS da Microsoft

Author Photo
5:00 pm - 23 de agosto de 2021
Microsoft

A Microsoft abandonou no mês passado um experimento de quatro anos durante o qual fornecia várias atualizações para o Windows Server a cada ano e, em vez disso, reempregará a prática de atualização a cada poucos anos que havia codificado por décadas.

A mudança foi o maior recuo da empresa de Redmond, Washington, desde o lançamento acelerado e regime de atualização do Windows, que foi adotado primeiro para o software cliente da placa de identificação e depois para o servidor.

“A partir do Windows Server 2022, há um canal de lançamento principal disponível, o Canal de Manutenção de Longo Prazo”, explicou a Microsoft na documentação sobre o tempo de lançamento do Windows Server. “Com o Canal de Manutenção de Longo Prazo, uma nova versão principal do Windows Server é lançada a cada 2-3 anos. Os usuários têm direito a 5 anos de suporte básico e 5 anos de suporte estendido”.

No mesmo documento que nomeou o Canal de Serviço de Longo Prazo (LTSC) como a única versão do Windows Server 2022, a Microsoft também sugeriu – sem colocar isso claramente – que o Canal Semestral (SAC), o nome para a linha de lançamento que entregou duas atualizações anualmente, está morto e extinto para o Server.

Versões de SAC anteriores para Windows Server que ainda têm suporte devido a eles, incluindo 1909, 2004 e 20H2, receberão esse suporte, disse a Microsoft. No entanto, não haverá versões futuras do SAC.

SAC não mais

Em junho de 2017, a Microsoft anunciou que começaria a fornecer atualizações de SAC para o Windows Server a partir do outono, com a atualização designada como 1709 no formato yymm, então padrão da empresa. A ideia, disse a Microsoft, era sincronizar a cadência de lançamento do Windows Server com a do Windows 10 e Office 365, ambos atualizados duas vezes por ano como parte de um ritmo acelerado iniciado em 2015 com a estreia do Windows 10.

“Tínhamos dois tipos de clientes. Um que queria consistência lenta e outro que queria inovação contínua”, disse a Microsoft em uma postagem de blog há quatro anos, ao descrever por que oferecia calendários de lançamento LTSC e SAC e ciclos de vida de suporte para o Windows Server 2016.

Essas razões aparentemente não se aplicam mais

Em vez disso, apenas uma versão LTSC do Windows Server 2022 – a próxima da fila – será oferecida aos clientes. Tal como acontece com outras versões do LTSC, o Windows Server 2022 terá suporte por um total de 10 anos, os primeiros cinco como suporte base, os segundos cinco como suporte estendido.

Embora a Microsoft não tenha revelado uma data de lançamento definitiva para o Windows Server 2022, ela disse que lançaria a atualização no segundo semestre deste ano. Uma estreia em outubro ou novembro é mais provável; os dois últimos lançamentos do LTSC para Server foram lançados durante esses meses. (Em 17 de agosto, a Microsoft disse que planeja hospedar o “Windows Server Summit” digital em 16 de setembro; um dos itens em sua agenda é “Receba as últimas notícias e anúncios sobre o Windows Server 2022”, data de lançamento para estar entre os anúncios desse dia.)

Com a mudança do servidor, a Microsoft fecha o círculo

Ao descartar os lançamentos do SAC, a Microsoft deu uma volta completa; ele retornou o Windows Server à sua cadência anterior a 2015 de atualização a cada três ou quatro anos. (Windows Server 2016 para Windows Server 2019 para Windows Server 2022, intervalos de três anos; Windows Server 2008 para Windows Server 2012 para Windows Server 2016; intervalos de quatro anos.) O suporte foi formalizado novamente em 10 e 10 anos apenas; não há mais ciclos de suporte do SAC de 18 meses. E a prática anterior de emitir novos recursos e funcionalidades apenas naquele tempo de três a quatro anos foi restaurada, com lançamentos LTSC apenas – em outras palavras, a cada dois ou três anos – não, teoricamente pelo menos, cada lançamento SAC produzindo algo novo e brilhante. (Essa nunca foi a realidade dos lançamentos SAC.)

A Microsoft abandonou seu alardeado Windows-as-a-Service (WaaS) de outras formas, é claro, principalmente com o próprio cliente Windows. Com o anúncio do Windows 11 no início deste verão (norte-americano), e as informações sobre sua nova estratégia de serviço, bem como a mecânica de manutenção, é óbvio que WaaS é um termo sem sentido para algo que a Microsoft não oferece mais.

Mesmo assim, o Windows 11 e seu antecessor Windows 10, ainda atual e com suporte, não foram tão longe quanto o Windows Server na reversão nos últimos anos. O cliente Windows, por exemplo, manterá as versões SAC (assim como as versões LTSC) e ciclos de vida de suporte de menos de 10 anos. (O ciclo de suporte SAC mais longo é de 36 meses, ante 30 meses, para Windows Enterprise e Windows Education.)

Mas se a Microsoft está praticando uma política last-in-first-out com o Windows, então o Server, que seguiu o cliente Windows no WaaS e agora será o primeiro a sair, pode ser um prenúncio de como o cliente muda no futuro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.