Notícias

Windows 11: O fim do desktop Windows ‘old school’

Eu chamei o Windows 11 de uma atualização inútil. Meu raciocínio foi que ele veio com problemas de compatibilidade e realmente não acrescentou nada ao Windows 10. Claro, inclui melhor segurança. Mas, spoiler, a maioria dessas melhorias já estava na versão 20H2 do Windows 10 (a atualização de outubro de 2020). Você só precisa ativá-las.

Então, qual é o objetivo do Windows 11? Acho que é para acostumar aos poucos com a ideia do Windows as a Service (WaaS).

A Microsoft vem movendo usuários para esse modelo de Desktop-as-a-Service (DaaS) há anos. Hoje, você já pode se inscrever no fácil de usar Windows 365 Cloud PC. Ou, se você quiser mais controle e recursos, há o Windows 365 Enterprise ou o Azure Virtual Desktop. Mas tudo isso é mais para players de negócios do que de consumo. E, embora a Microsoft ame seus clientes empresariais, ela também gosta de suas vendas domésticas. (É claro que a diferença entre casa e trabalho está se esvaindo mais do que nunca, graças ao crescente movimento de home office.)

Com tudo isso em mente, quando olho para as mudanças recentes do Windows 11, vejo sinais claros de que o Windows 11 é o cavalo de Tróia que traz o WaaS para todos – quer você queira ou não.

Primeiro, a Microsoft introduziu um gerenciador de assinaturas da Microsoft na atualização do Windows 11 de fevereiro de 2022. Confira: procure no menu do Windows 11 ‘Configurações > Contas’ e você encontrará uma nova seção chamada “Sua conta da Microsoft”. Lá, você encontrará o status da sua assinatura do Microsoft 365, quão completo está o armazenamento em nuvem do OneDrive e outros detalhes.

Confie em mim, a Microsoft diz – ter uma assinatura de nossos serviços em nuvem é uma parte normal do Windows. Relaxe, aceite que o Windows agora faz parte de um mundo Desktop-as-a-Service (DaaS) baseado em nuvem.

Esperar? A Microsoft não disse que só adicionaria recursos ao Windows 11 uma vez por ano? Aham, foi isso sim. Mas a Microsoft mentiu. O Windows 11 receberá os Pacotes de Experiência de Serviços, Web e Online sempre que a Microsoft quiser atualizá-los. Aquela espera que você ouve ao longe? Esses são os administradores de sistemas do Windows 11 se preocupando com os prejuízos que os recursos ocultos trarão com eles.

Deixando isso de lado, falta uma assinatura neste novo recurso – lembra o que acabei de dizer sobre prejuízos? – o do Xbox Game Pass. É quase como se a Microsoft estivesse pensando primeiro em negócios com esta atualização e em diversão com seus jogos do Xbox em segundo lugar.

Então, algumas semanas depois, o Windows 11 Insider Preview Build 22567 para Dev Channel chegou. E o que devemos encontrar nele? A razão pela qual o Windows 11 agora solicita as informações do seu cartão de crédito de dentro do Windows. Obviamente, a Microsoft vem solicitando suas informações de cartão de crédito para transações por meio da página da Web da sua conta da Microsoft há muito tempo. Então, qual é o problema?

Bem, torna o Windows um pouco mais fácil de usar para compras. O que acho importante é que, em combinação com o recurso de assinatura, isso facilita o pagamento não apenas do Microsoft 365, mas do próprio Windows. O Windows não será mais uma compra única. Será para sempre um serviço de assinatura com apenas um pé no seu PC e o outro cada vez mais firme na nuvem.

Embora eu goste do modelo DaaS em seu lugar, também gosto de ter meu sistema operacional sob meu controle e principalmente no meu PC. Então, vou continuar usando o desktop Linux como meu sistema operacional principal. Quanto a todos os outros, espero que você esteja bem em confiar na Microsoft para todo o seu trabalho de computação, porque agora, mais do que nunca, a Microsoft, e não você, estará dando as cartas.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago