Windows 10 finalmente supera marca de 50% dos usuários do sistema

Author Photo
10:00 am - 04 de junho de 2019

No último mês de maio, o Windows 10 adicionou outro 1,6 ponto percentual à sua base de usuários total, finalmente impulsionando o sistema lançado há cerca de 4 anos acima da marca de 50%.

Segundo a empresa de pesquisas Net Applications, a fatia do Windows 10 em PCs rodando Windows alcançou 51,8% no mês passado, marcando a primeira vez que o SO registrou uma maioria entre os usuários da plataforma.

Com esse crescimento em maio, o Windows 10 agora está presente em 45,7% de todos os computadores pessoais – o primeiro número é superior ao segundo porque o Windows não está presente em todos os computadores pessoais (em maio, o Windows foi usado em 88,3% das máquinas no mundo).

Vale notar que os ganhos registrados pelo Windows 10 em maio foram apenas metade do que em março, quando o software disparou e adicionou um recorde de 3,3 pontos, seu maior crescimento desde agosto de 2015, quando a Microsoft ainda estava oferecendo um upgrade gratuito para os usuários.

Enquanto isso, o Windows 7 caiu um ponto em maio, indo para 35,4% de todos os PCs e 40,1% dos computadores rodando Windows. O já “zumbi” Windows XP – que recentemente recebeu patches da Microsoft, cinco anos após sua aposentadoria oficial – também perdeu um pouco de peso, 0,2 de ponto percentual, encerrando maio presente em 2,2% de todos os PCs e em 2,5% de todos os PCs com Windows.

Já o Windows 8 e 8.1 – a Computerworld coloca os dois no mesmo balde – também entraram no mesmo ritmo, uma vez que, entre eles, perderam 0,2 de ponto percentual, chegando a 4,8% de todos os PCs e 5,4% dos PCs rodando Windows.

Em termos gerais, o Windows se comportou como deveria em maio, com a edição mais recente ganhando terreno, enquanto seus antecessores perderam fatia no mercado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.