WikiLeaks divulga detalhes de programa de espionagem cibernética da CIA

Author Photo
5:03 pm - 07 de março de 2017

O WikiLeaks divulgou nesta terça-feira (07/03) milhares de documentos sobre um programa secreto de espionagem cibernética da CIA, agência de inteligência dos EUA. O site afirma ser a primeira parte do maior vazamento de informações de inteligência da história.

Em comunicado, o australiano Julian Assange, ativisita que dirige o site, e que vive refugiado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, disse que o vazamento tem perspectiva legal, política e jurídica.

Assange afirmou que há um grande risco de proliferação no desenvolvimento de armas cibernéticas, resultado da incapacidade das agências de segurança para controlá-los, uma vez que estas as criaram e por seu “alto valor de mercado”.

Segundo o Wikileaks, esta primeira divulgação, chamada “Year Zero”, foram expostos os sistemas de espionagem cibernética, software maliciosos e outras armas digitais utilizadas pela agência de inteligência americana. São 8.761 documentos e arquivos, procedentes de uma rede isolada e de alta segurança situada no Centro de Inteligência Cibernética da CIA em Langley, na Virgínia, nos EUA.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.