WhatsApp inicia projeto de serviço de mensagens para empresas; Itaú é primeiro piloto no Brasil

O WhatsApp está dando mais um passo para ser uma ferramenta corporativa. O principal aplicativo de mensagens está desenvolvendo um projeto com o Itaú Unibanco, no Brasil, para permitir o contato com o gerente digital e, posteriormente, envio de notificações e alertas por meio do app.

Em nota, o WhatsApp destaca que mais de 1 bilhão de pessoas usam o aplicativo todos os dias para se manter conectado com seus familiares e amigos, mas muitas utilizam também para se comunicar com empresas. “Essas conexões já ocorrem todos os dias, seja para um pedido com uma padaria local ou para novos estilos de uma loja de roupas”, destaca o texto.

A empresa afirma ter ouvido comerciantes que utilizam o WhatsApp e percebeu que poderia oferecer uma solução para facilitar a comunicação das pessoas com as empresas. Um dos principais pedidos é garantir presença oficial, ou seja, um perfil verificado para que as pessoas possam identificar um negócio. “Estamos criando e testando novas ferramentas através de um aplicativo WhatsApp Business gratuito para pequenas empresas e uma solução empresarial para empresas maiores que operam em grande escala com uma base global de clientes, como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos”, diz a nota do WhatsApp.

“O WhatsApp simplificou a comunicação para as pessoas no mundo todo. Agora, queremos aplicar a mesma abordagem ao levar negócios ao WhatsApp de maneira que crie valor para as pessoas. Estamos entusiasmados em tornar possível conectar pessoas à empresas de maneira rápida e pessoal”, destaca Matt Idema, COO do WhatsApp.

Itaú

Segundo o banco, neste primeiro momento, o projeto visa permitir o diálogo entre clientes digitais e os gerentes de suas contas. A empresa acredita no potencial da ferramenta corporativa e buscará disponibilizar rapidamente a maior oferta de serviços possíveis a seus clientes por meio dela.

Luis Cunha, diretor executivo da empresa, comenta que estar sempre presente na vida do cliente, na forma e no momento em que ele tiver necessidade, é um ideal que o banco busca. “O desenvolvimento de uma solução como esta será crucial para tangibilizarmos esse objetivo”, afirma.

A empreitada contará com o envolvimento de mais de 50 colaboradores de diversas área do Itaú Unibanco, como Atendimento Digital, User Experience, Design, Marketing, e Tecnologia, em contato direto com a matriz do WhatsApp no Vale do Silício.

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