WhatsApp chega ao mercado corporativo: prós e contras para o CIO

Author Photo
10:48 am - 25 de julho de 2014
WhatsApp chega ao mercado corporativo: prós e contras para o CIO

Mobilidade, cloud computing, social business e big data. Essas quatro tendências foram pontuadas como as principais transformadoras da tecnologia da informação há alguns anos. A consultoria internacional Gartner, por exemplo, classificou a união desses movimentos como Nexus of Force, tamanho seu impacto sobre a forma como empresas pensam sua TI. Contudo, hoje é muito difícil determinar barreiras e definir quais comportamentos dos usuários se enquadram em cada uma dessas quatro caixinha.

Veja aqui outras notícias sobre Internet

Um claro exemplo disso está em um hábito que ganhou força nos tempos mais recentes: o uso corporativo de aplicativos de comunicação, como o WhastApp, que são ao mesmo tempo sociais, geram dados e só existem graças a dispositivos móveis e à conexão entre eles por meio da nuvem. 

Assim como acontece com qualquer nova aplicação, ainda mais em um combinado de tendências tão novas, o uso corporativo do sistema de mensagens tem pontos positivos e negativos.

Do lado positivo, está o claro ganho de agilidade na tomada de decisões e troca de informações. Peguemos, por exemplo, o caso de uma equipe de campo que precisa de contato imediato com o time gerencial para obter autorização e executar um procedimento. Apenas um “ok” enviado em uma mensagem de grupo já agilizaria todo o processo, algo muito mais simples do que uma ligação telefônica ou envio de e-mail. 

Entre os negativos, está o claro fato de que a aplicação não foi desenvolvida para empresas, mas sim para usuários finais. Desta forma, não existem APIs que permitam a customização de funções e adequação às necessidades das companhias, o que se desdobra em diferentes pontos de atenção para CIOs e gerentes de TI. No primeiro deles está o fato de muitas empresas, por questões de auditoria, precisarem de um forte de controle de suas comunicações, chegando a guardar o histórico de e-mails dos funcionários para eventual necessidade. Com o WhastApp, esta gestão é impossível, já que a troca de mensagens fica isolada, não podendo ser acessada por ferramentas de MDM. O que e como é compartilhado fica, então, somente a cargo do usuário.


O segundo item de atenção que este descontrole traz é uma possível exposição trabalhista, já que o funcionário, teoricamente, fica disponível 24 horas por dia. Por fim, o uso do aplicativo para fins pessoais pode gerar distração e atrapalhar o desempenho dos funcionários, além, claro, de consumir o plano de dados corporativo e elevar custos de uma forma totalmente desnecessária, por meio do
compartilhamento de vídeos e fotos como entretenimento. 

De fato, vemos forte demanda no mercado por uma solução de comunicação mais fácil. Porém, alertamos sobre a importância de avaliar prós e contras antes de librar o uso do WhatsApp e outros aplicativos de comunicação para o time, sempre levando em consideração um equilíbrio entre os benefícios e os potenciais risco da decisão.

*Vinícius Boemeke é diretor de marketing da MDM Solutions

Participe da Comunidade IT Forum 365. Cadastre-se agora e tenha acesso exclusivo a outras notícias!

Acompanhe também o IT Forum 365 pelo Twitter!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.