Notícias

WhatsApp Business lança no Brasil função que cria catálogo de produtos

Se você conhece alguém que utiliza o WhatsApp para apresentar os produtos (ou se essa pessoa é você mesmo), sabe que quase sempre o primeiro contato com o cliente envolve o trabalho de enviar as imagens e descrições do produto ou serviço oferecido, para que a pessoa tenha mais detalhes do que deseja comprar. 

Essa tarefa, bastante repetitiva, acabou para os clientes que possuem o app WhatsApp Business. O Facebook anunciou nesta quinta (7) a função Catálogo, criada para que as companhias realizem de uma única vez o trabalho de montar uma lista de produtos e compartilhem a lista de forma bem mais rápida do que atualmente. O Brasil está na lista de países que já receberam a novidade. 

A função tem um visual bem parecido com o das galerias de imagens existentes nos grupos ou conversas com outras pessoas. Nela, é possível colocar uma imagem por produto com a descrição por escrito e até colocar um site ou código específico para orientar o usuário. 


E quem se preocupa com o espaço que as fotos podem acumular no smartphone, o WhatsApp avisa que a hospedagem desses conteúdos vai acontecer dentro da sua nuvem, para que as empresas não vejam esse fator como um impedimento para utilizar o serviço. 

Além do Brasil, a função já está disponível na Alemanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, México e Reino Unido, tanto para Android como iOS. De acordo com a marca, a ferramenta será disponibilizada em breve para todos os países. 

Como fazer um catálogo no WhatsApp Business

  • Abra o app do WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos que fica na parte superior direita;
  • Depois toque em ‘Configurações’ e depois em ‘Configurações da empresa’;
  • A função ‘Catálogo’ já deve aparecer. Caso não, atualize o app;
  • Quando ela surgir, toque e irá aparecer a mensagem ‘Adicione um produto ou servico;
  • Nessa parte adicione título, imagem e descrição do que você vende. É possível postar também um link para o site ou um código de identificação;
  • Daí é tocar em ‘Salvar’. Para mostrar o catálogo aos clientes, basta tocar no ícone de “clip”, que anexa conteúdos na conversa, e selecionar o catálogo.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

14 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

15 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

15 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago