WhatsApp baniu mais de 400 mil usuários por fake news e uso de bots

Empresa admitiu, em outubro, que durante as eleições detectou sistemas automatizados de mensagens

Author Photo
3:53 pm - 19 de novembro de 2019

Em ofício enviado na segunda (18) ao senador Angelo Coronel, presidente da CPMI (comissão parlamentar mista de inquérito) das Fake News, o WhatsApp afirmou ter banido mais de 400 mil contas no Brasil durante as eleições de 2018.

As contas foram banidas entre 15 de agosto e 28 de outubro do ano passado, durante o segundo turno das eleições para presidente. A empresa destaca, como motivo principal, a violação dos termos de uso, incluindo disparos em massa de mensagens.

O documento enviado ao WhatsApp solicitou dados não criptografados (com números e nomes de perfis) das contas banidas; também, as contas que potencialmente utilizaram robôs para disparos em massa e disseminar notícias falsas e discurso de ódio.

O WhatsApp, por sua vez, afirmou que “não tem informações disponíveis relacionadas a contas banidas nesse período”.

A empresa reforça que informações de algumas contas estão disponíveis por terem sido alvo de investigação de dados. Aponta, também, que tomou medidas e trabalhou com autoridades durante as eleições de 2018 para enfrentar a desinformação.

A companhia relembra que o uso de aplicativos ou robôs para impulsionar mensagens é proibido. Em outubro, porém, a Folha de São Paulo noticiou a confirmação do WhatsApp sobre o uso de sistemas automatizados durante as eleições. As mensagens eram disparadas a favor de candidatos, mas também contra outros concorrentes.

Com a divulgação dos sistemas automatizados, o WhatsApp passou a adotar novas medidas como:

  • Limite de encaminhamento de mensagens para cinco conversas por vez;
  • Distinção entre mensagem “encaminhada” e “altamente encaminhada”.

Com informações de: Folha de São Paulo (1).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.