Waze e Esri firmam parceria para troca de dados sobre trânsito entre governos e cidadãos

Author Photo
5:22 pm - 31 de outubro de 2016
Waze e Esri firmam parceria para troca de dados sobre trânsito entre governos e cidadãos

O Waze fechou parceria com a Esri, empresa desenvolvedora de soluções baseadas em GIS (Sistema de Inteligência Geográfica), para permitir aos governos o compartilhamento de dados com o aplicativo de rotas para informar aos cidadãos as condições das vias urbanas, em relação a obras, trechos paralisados, acidentes, entre outros. A iniciativa faz parte do programa Connected Citizens que o Waze vem trabalhando desde 2014 e que já possui cidades cadastradas, como Londres, Montreal e Rio de Janeiro.

A Esri é desenvolvedora da plataforma ArcGIS, utilizada por cerca de 30 mil governos federais, estaduais e municipais em todo o mundo, e representada no Brasil pela empresa Imagem. De acordo com a empresa, a adesão dos dados urbanos ao Waze será facilitada e sem custos, uma vez que os órgãos públicos já possuem a plataforma em funcionamento, com mão de obra especializada e treinada pela própria Esri. 

Além disso, as prefeituras não vão precisar investir na criação de aplicativos de trânsito próprios. O projeto não é novo para a Esri também, desde 2013 a empresa vem trabalhando junto com governos para criar bases de dados sobre as vias públicas, como quilômetros de ruas, sinais de trânsito e perímetros escolares, em uma parceria firmada com o projeto HERE, da Nokia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.