Mais lidas
1

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

2

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

3

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

WatchGuard alerta para aumento de variantes de malware de dia zero

Segundo trimestre de 2020 também foi marcado por ameaças evasivas e criptografadas

Da Redação
18:10 pm - 15 de outubro de 2020
Adobe Stock

A WatchGuard Technologies alertou para o crescimento de ataques que envolvem malwares de dia zero. Estas variantes conseguem contornar as assinaturas de antivírus. Apesar de ter identificado redução de 8% nas detecções gerais de malware no segundo trimestre, os ataques de malware de dia zero representaram 70% de todos os ataques, um crescimento de 12% em relação ao trimestre anterior.

“As empresas não são as únicas que ajustaram as suas operações devido à pandemia global de COVID-19 – os cibercriminosos também”, disse Corey Nachreiner, CTO da WatchGuard. “O aumento de ataques sofisticados, apesar do fato de que as detecções gerais de malware diminuíram no segundo trimestre (provavelmente devido à mudança para o trabalho remoto), mostra que os invasores estão se voltando para táticas mais evasivas, que as defesas anti-malware tradicionais baseadas em assinatura simplesmente não conseguem detectar. Todas as organizações devem priorizar a detecção de ameaças baseada em comportamento, sandboxing baseado em nuvem e um conjunto em camadas de serviços de segurança para proteger tanto a rede central quanto as forças de trabalho remotas.”

Segundo o Internet Security Report para o segundo trimestre de 2020, os invasores continuam a aproveitar ameaças evasivas e criptografadas. Os ataques enviados por conexões HTTPS criptografadas foram responsáveis por 34%. As organizações que não são capazes de inspecionar o tráfego criptografado perderão uma grande parte das ameaças recebidas, alertou o relatório. Embora a porcentagem de ameaças usando criptografia tenha diminuído 64% no primeiro trimestre, o volume de malware criptografado por HTTPS aumentou drasticamente. “Parece que mais administradores estão tomando as medidas necessárias para habilitar a inspeção HTTPS em dispositivos de segurança Firebox, mas ainda há mais trabalho a ser feito”, diz o estudo.

Ataques baseados em JavaScript estão em ascensão

O scam script Trojan.Gnaeus fez sua estreia no topo da lista dos 10 principais malwares da WatchGuard no segundo trimestre, constituindo quase uma em cada cinco detecções de malware. O malware Gnaeus permite que os agentes da ameaça sequestrem o controle do navegador da vítima com código ofuscado e redirecionem à força para domínios sob o controle do invasor.

Outro ataque de JavaScript estilo pop-up, J.S. PopUnder, foi uma das variantes de malware mais difundidas. Nesse caso, um script ofuscado verifica as propriedades do sistema da vítima e bloqueia as tentativas de depuração como uma tática anti-detecção. “Para combater essas ameaças, as organizações devem evitar que os usuários carreguem uma extensão do navegador de uma fonte desconhecida, manter os navegadores atualizados com os patches mais recentes, usar adblockers confiáveis e manter um mecanismo antimalware atualizado”, aconselhou o estudo.

Excel na mira dos atacantes

Os invasores têm cada vez mais usado arquivos do Excel criptografados para ocultar malware. O XML-Trojan.Abracadabra é uma nova adição à lista das 10 principais detecções de malware da WatchGuard, mostrando um rápido crescimento em popularidade desde o surgimento da técnica em abril. Abracadabra é uma variante de malware entregue como um arquivo Excel criptografado com a senha “VelvetSweatshop” (a senha padrão para documentos Excel).

Depois de aberto, o Excel descriptografa automaticamente o arquivo e um script macro VBA dentro da planilha baixa e aciona um executável. O uso de uma senha padrão permite que esse malware contorne muitas soluções antivírus básicas, uma vez que o arquivo é criptografado e, em seguida, descriptografado pelo Excel. “As organizações nunca devem permitir macros de uma fonte não confiável e aproveitar sandboxing baseado em nuvem para verificar com segurança a verdadeira intenção de arquivos potencialmente perigosos antes que eles possam causar uma infecção”, diz a WatchGuard.

Os relatórios de pesquisa trimestrais da WatchGuard são baseados em dados anônimos de Firebox Feed de dispositivos WatchGuard ativos cujos proprietários optaram por compartilhar dados para apoiar os esforços de pesquisa do Laboratório de Ameaças.

Tags:
malware
segurança
Brandspace por SAP

Hora de transformar a cadeia de suprimentos

Trabalho conjunto entre compradores e fornecedores pode transformar a cadeia de suprimentos em vetor de sustentabilidade. Empresas como a SAP já trabalham com esse objetivo.

Em alta

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade
Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados