Walmart recorre à realidade virtual para promover colaboradores

Cerca de 10 mil funcionários passaram por testes com a tecnologia como parte de uma iniciativa para detectar trabalhadores de alto desempenho

Author Photo
3:40 pm - 02 de julho de 2019

O Walmart, responsável por empregar 1,5 milhão de trabalhadores nos Estados Unidos, começou a usar a tecnologia de realidade virtual para selecionar candidatos para quatro funções. De acordo com informações da Fast Company, o programa de avaliação foi desenvolvido pela Strivr e tem como objetivo encontrar mão de obra qualificada para as 4.600 lojas.

Segundo a companhia, a aplicação da realidade virtual pode ser de grande valia para verificar como os colaboradores respondem a situações desafiadoras e analisar como diferentes tarefas são priorizadas – aspectos difíceis de serem avaliados em entrevistas. Até o momento, 10 mil funcionários passaram por testes com a tecnologia como parte de uma iniciativa para detectar trabalhadores de alto desempenho.

Apesar da aplicação se dar para a avaliação dos trabalhadores, o Walmart garante que a realidade virtual está sendo utilizada para processos de seleção, mas não com função de desqualificação. Um porta-voz da companhia explica que a tecnologia não é capaz de rebaixar pessoas com performance ruim, mas sim de promover trabalhadores com potencial de crescimento na carreira. Como exemplo, a companhia conta a história de um veterano de uma loja na Pensilvânia, que conseguiu uma promoção para se tornar líder da equipe, recebendo um aumento de 10% depois de passar pela avaliação com RV.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.