Voos entre Rio e São Paulo terão embarque com biometria facial

Embarque com reconhecimento biométrico entre Congonhas e Santos Dumont dispensará a apresentação de documentos de identificação

Author Photo
8:35 pm - 11 de fevereiro de 2022
Reconhecimento Facial Crédito: Divulgação

Em breve aqueles que embarcarem em voos da ponte área Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) não precisarão mostrar mais documentos de identificação no momento de embarque. A partir de uma cooperação técnica entre Infraero e Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, será implantada de forma definitiva o embarque facial biométrico para passageiros e tripulantes.

O Acordo de Cooperação Técnica, assinado na sexta-feira (11), prevê desde a instalação, à operação e ao aprimoramento da iniciativa de forma coordenada nos dois terminais aéreos.

De outubro de 2020 a janeiro deste ano, mais de 6,2 mil passageiros participaram da fase de testes do programa Embarque + Seguro 100% Digital, criado e coordenado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra). Os testes foram realizados em sete aeroportos do país. Entre pilotos e comissários de bordo, quase 200 profissionais avaliaram o embarque biométrico em Congonhas e no Santos Dumont, de novembro de 2021 a janeiro deste ano.

Leia também: Jovens brasileiros são os mais fiéis a bancos digitais na América Latina

A adoção da biometria facial visa tornar mais eficiente e agilizar o embarque na ponte aérea de maior movimento do Brasil. O acordo de cooperação também pode incluir outros aeroportos.

Durante os 18 meses de vigência da cooperação, a Infraero, que administra Congonhas e Santos Dumont, deve adquirir os equipamentos necessários para a instalação e o funcionamento do sistema de reconhecimento biométrico desenvolvido pela Serpro.

Na cooperação, caberá a Serpro prover a solução de validação de identidades por meio de seu sistema. Ambas as instituições deverão designar servidores para acompanhar, gerenciar e administrar a execução do plano de trabalho, bem como elaborar, em conjunto, relatório de cumprimento do objeto no fim da execução do acordo.

O cronograma de trabalho prevê a realização de licitação para aquisição dos dispositivos biométricos ainda neste mês. Entre o prazo de recebimento das propostas, passando pela análise das empresas interessadas, homologação e testes, a implantação final está prevista para julho próximo.

“O uso em definitivo da biometria em nossos aeroportos é algo realmente inovador, uma grande evolução em tema estratégico para o setor aéreo. Garante mais segurança aos usuários, agiliza os procedimentos de embarque e de acesso às aeronaves, reduz custos das empresas, que terão menos equipes nessas operações e tempo menor com aeronaves em solo”, disse o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.