Volvo cria área de negócios voltada para veículos industriais autônomos

Author Photo
1:00 pm - 21 de outubro de 2019

O Grupo Volvo anunciou na sexta (18) a criação da Volvo Autonomous Solutions, área de negócios dedicada à produção e venda de equipamentos de locomoção autônomos, com foco em segmentos como mineração, portos e movimentação de mercadorias entre centros de logística. O novo setor passará a existir formalmente a partir de janeiro de 2020 e a companhia sueca já está em busca de um “dono” para a área.

De acordo com a empresa, a missão da área será “acelerar o desenvolvimento, a comercialização e as vendas de soluções de transporte autônomo”, focadas no tipo de transporte “onde é necessário movimentar grandes volumes de mercadorias e material em rotas pré-definidas, em fluxos receptivos ”.

Vale frisar que os equipamentos que a Volvo irá vender são diferentes dos carros que estão sendo produzidos por empresas como Waymo e Uber. Essas estruturas são usadas em obras ou dentro de fábricas, percorrendo sempre a mesma rota — o que diminui de forma considerável os riscos de acidentes, já que o trajeto sempre será o mesmo.

Antes de criar uma área nova, a montadora já havia produzido alguns protótipos de veículos para o trabalho em obras, como o Vera, para o transporte de contêineres e outras cargas, e o Volvo FH, um caminhão autônomo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.