A Voltz, startup de mobilidade elétrica, recebeu um aporte de R$ 100 milhões em rodada de investimentos liderada pela Creditas junto com a participação do UVC Investimentos, conforme anúncio feito nesta segunda-feira (24). Os recursos serão direcionados para a implantação de uma fábrica na Zona Franca de Manaus e também para ampliar a atuação da companhia no país.
Considerada a “Tesla brasileira”, a marca sediada em Recife lançou em 2019 a primeira motocicleta elétrica fabricada no país, apostando no crescimento segmento de mobilidade sustentável. Desde então, já vendeu mais de 4 mil veículos. Para 2021, pretende aumentar em cinco vezes sua receita operacional, plano que agora ganha impulso com os investimentos.
Em comunicado, Renato Villar, fundador da Voltz, enfatizou a importância do investimento para a inauguração de novas lojas-conceito e para o lançamento de novos modelos e projetos de conectividade que redefinirão a mobilidade duas rodas. Além disso, ressaltou que a instalação da fábrica reafirma o objetivo de criar uma empresa com produção completamente brasileira. “Por lá, vamos fabricar uma série de peças, como pedais, retrovisores, pastilhas, discos de freios, entre outros”, comenta Villar.
Do total investido, a Creditas é responsável por R$ 95 milhões. Segundo Sergio Furio, fundador e CEO da Creditas, o objetivo é atuar junto à Voltz na oferta de crédito para venda de motocicletas. Já o UVC, fundo de Venture Capital do Grupo Ultra, realizou investimento de R$ 5 milhões na startup visando sinergias com os negócios do grupo, como showrooms pop-up e estações de troca de bateria nos postos Ipiranga.
A operação em Manaus está prevista para iniciar ainda neste ano e concentrará toda a produção e montagem das motos elétricas. Para tanto, a Voltz planeja um investimento inicial de mais de R$ 10 milhões, de modo que a capacidade anual de partida de produção da fábrica será de aproximadamente 15 mil veículos por mês. A expectativa é que a nova planta gere mais de 500 empregos.
Em seu portfólio, a Voltz conta com a scooter EV1, nos modelos básico e Sport, que possui mais autonomia e velocidade (180 km de autonomia e 75km/h de velocidade máxima), e a moto inteligente EVS, projetada para o trânsito intenso e grandes distâncias (até 120 km/h e 180 km de autonomia). As baterias dos veículos são portáteis e podem ser carregadas em qualquer tomada, sendo que a carga completa leva até 5 horas.
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